Outono começa hoje e mudança da hora é no final de outubro. Foto: DR

O outono começa hoje com previsões de céu nublado e temperaturas a oscilar entre os 21 e os 31 graus Celsius, mantendo-se o fim de semana sem chuva, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O equinócio de outono começou às 02:04 de hoje (hora de Lisboa), de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa.

As previsões do IPMA para este primeiro dia de outono são de períodos de céu geralmente muito nublado, intensificação do vento a partir da tarde no litoral oeste e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinais e pequena descida da temperatura, em especial da máxima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 12 graus Celsius (na Guarda) e Bragança, os 14 em Santarém e os 18 (em Faro) e as máximas entre os 21 (na Porto), os 26 em Santarém e os 31 graus (em Évora).

O outono vai terminar no dia 21 de dezembro, com a entrada do inverno às 21:48.

Hora de Inverno entra em vigor a 30 de outubro

A mudança de hora para o horário de inverno faz-se na madrugada de sábado para domingo, de 29 (sábado) para 30 de outubro (domingo) de 2022. A mudança de hora para o horário de inverno é feita todos os anos no último domingo de outubro.

Assim, às 02h00 do dia 30 deve-se atrasar o relógio uma hora no Continente e na Madeira. Nos Açores deve-se atrasar uma hora à 01h00 da manhã.

Este é o dia mais longo do ano, com 25 horas, já que se atrasa uma hora nos relógios e se ganha uma hora. A partir desta data os dias começam a escurecer mais cedo.

c/LUSA

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.