Ouriense perde com Valadares e complica contas da manutenção na Liga BPI. Foto: mediotejo.net

CLUBE ATLÉTICO OURIENSE 0 – VALADARES GAIA FC 3

Liga BPI – 14ª Jornada – 2ª FASE – MANUTENÇÃO/DESCIDA

Campo da Caridade, Ourém – 22/05/2022     

Tarde agradável no Campo Caridade em Ourém com excelente moldura humana em que o Ouriense recebia a equipa de Valadares Gaia para um desafio decisivo e onde estava em jogo a manutenção direta na Liga BPI. Para assegurar o objetivo, a equipa da casa necessitava de vencer por 2 golos de diferença mas as nortenhas acabaram por ganhar e assegurar a manutenção no escalão principal do futebol feminino. Este resultado complica as contas do Ouriense que vai agora ter de disputar uma finalíssima entre oito equipas. Só uma assegurará a manutenção.

Entrada das equipas no Campo da Caridade, em Ourém

Entrou melhor a equipa de Gaia e logo aos 5 minutos adiantou-se no marcador. Canto cobrado do lado esquerdo ao segundo poste onde surgiu Cristina de cabeça a enviar a bola para o fundo da baliza. Se vencer por dois golos já seria tarefa difícil para o Ouriense, com este golo madrugador do Valadares a missão ficou ainda mais complicada.

Valadares abriu o ativo muito cedo em Ourém

Certo é que a equipa de Marco Ramos respondeu de imediato e criou muito perigo, também de canto. O cruzamento lançado para o segundo poste encontra Sara Brasil que surge a cabecear mas com a bola a sair muito por cima da baliza defendida por Erin Seppi.

Ouriense no ataque tenta dar a volta ao marcador

Num jogo muito interessante de seguir, com muita entrega de ambas as equipas e com bons lances de futebol, foi novamente a equipa da casa a criar perigo à passagem do minuto 18.

Livre à entrada da área descaído para o lado direito em que Raíza Silva atira forte e colocado levando a bola a embater com estrondo no poste.

Equipa do Ouriense porfiava em busca do empate

Decorridos 28 minutos de jogo novo balde de água fria no Campo da Caridade, num golo contra a corrente. Numa boa jogada pelo lado direito do ataque do Valadares, um cruzamento para a área apanha Andreia em boa posição, que recolhe a bola, foge a uma adversária e remata para o 0-2, bisando na partida.

O Valadares chegou assim ao intervalo a vencer por dois golos de diferença e a manutenção direta estava praticamente assegurada. Restava ver como reagiriam as atletas do Ouriense à desvantagem.

Ouriense lutou muito perante uma boa equipa do Valadares, que nunca se desmontou na sua defensiva

Com o Ouriense a tentar reagir ao resultado negativo, aos 12 minutos do segundo tempo Cristina cai na área da equipa da casa após carga de Carolina Pinto. A juíza da partida apontou prontamente para a marca de grande penalidade. Malú, chamada para a conversão do castigo máximo, não perdoou e ampliou a vantagem para 0-3 para a equipa nortenha.

Penalti no início do segundo tempo contra o Ouriense tornou impossível a recuperação no marcador

A perder por três bolas sem resposta, a equipa de Marco Ramos não baixou os braços e continuou a construir as suas jogadas na procura do golo. O conjunto de Ourém chegou por diversas vezes perto da baliza de Erin Seppi mas sem conseguir criar muitas situações de perigo e com as jogadoras a desperdiçarem as oportunidades na hora da finalização. O resultado já pesava na cabeça das atletas.

Ouriense criou algumas oportunidades de golo mas pecou na hora da finlaização

A juíza da partida, Ana Amorim, volta a assinalar grande penalidade aos 38 minutos do segundo tempo mas desta vez por falta sobre a jogadora de Ourém, Cristina Ferreira. Raíza Silva, chamada para a conversão, falhou a baliza, mantendo o Valadares a sua baliza inviolável.

Valadares foi mais forte e venceu bem em Ourém

Pouco depois chegava ao fim o desafio, com o resultado a carimbar a permanência do Valadares na Liga BPI e a empurrar o Clube Atlético Ouriense para um play off com oito equipas, das quais só uma conseguirá a permanência na liga principal do futebol feminino. A festa fez-se no Campo da Caridade com as jogadoras, equipa técnica e adeptos do Valadares. Bom trabalho da equipa de arbitragem.

Valadares fez a festa da manutenção em Ourém

Bom jogo no Campo Caridade em Ourém onde a equipa do Valadares Gaia fez a festa pela manutenção direta, mas em que a equipa de Marco Ramos deixou uma excelente réplica, pecando na finalização. A equipa de Ourém continua assim a luta pela manutenção na principal liga do Futebol Feminino mas agora numa fase a eliminar onde estão presentes 8 equipas, sendo que no primeiro jogo irá encontrar a equipa do Rio Ave, 4ª classificada da II Divisão. O primeiro embate das duas mãos está agendado para 28 de maio.

Adeptos do Ouriense apoiaram a equipa do princípio ao fim do desafio

O Atlético, que venceu por 3-0, o Varzim, foi a equipa diretamente despromovida para a segunda liga, sendo que as equipas que disputarão o play-off,  frente ao 2º,3º e 4º classificados da II Divisão são o Atlético Ouriense (3º), o Condeixa (4º), o Gil Vicente (5º), o Estoril Praia (6º) e o Varzim (7º).  De acordo com a classificação, serão estes os primeiros jogos do play-off, a disputar já no sábado, dia 28 de maio: Rio Ave-Atlético Ouriense; RP-Condeixa; Futebol Benfica-Gil Vicente; e Varzim-Estoril Praia.

FICHA DE JOGO:

CLUBE ATLÉTICO OURIENSE:

Equipa do Atlético Ouriense

Annie Ulliac, Victória, Raiza silva, Sara Brasil, Carolina Pocinho, Maria Baleia, Shen Menglu, Ana Sampaio, Jéssica Pastilha, Ana Pinto e Barboz.

Suplentes: Ana Alves, Jéssica Gonçalves, Cristina Ferreira, Ana Ferreira, Juliana Domingues, Sónia Costa e Laura Souza.

Treinador: Marco Ramos

VALADARES GAIA FC:

Equipa do Valadares Gaia

Erin Seppi, Shelby, Andreia, Malu, Cristina, Rita Dias, Inês Queiroga, Cláudia Lima, Madalena Marau, Opal Curless e Chelsi.

Suplentes: Cláudia Rocha, Joana Monteiro, Tatiana Dabney, Machado, Inês Cardoso, Daniela e Inês Freitas.

Treinador: Daniel Pacheco

GOLOS: Cristina (2) e Malu.

EQUIPA DE ARBITRAGEM: Ana Amorim, Daniel Costa e Ferreira.

Equipa de arbitragem

DISCIPLINA: Cartão amarelo: Barboz, Cláudia Lima, Chelsi, Jéssica Pastilha e Carolina Pocinho.

No final ouvimos ambos os treinadores:

Marco Ramos, treinador do Ouriense

ÁUDIO | MARCO RAMOS, TREINADOR DO OURIENSE:

Daniel Pacheco, treinador do Valadares

ÁUDIO | DANIEL PACHECO, TREINADOR DO VALADARES:

Valadares assegurou manutenção na Liga BPI

Luis Ribeiro

Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *