O líder histórico de Timor Leste, Xanana Gusmão, esteve em Fátima no sábado, 12 de fevereiro, para uma homenagem promovida por Vítor Frazão, ex-presidente da Câmara de Ourém. O antigo autarca entregou ao ex-Presidente de Timor uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, para este entregar numa diocese local, e organizou uma cerimónia com a presença de vários representantes de instituições ourienses.
Quem também esteve presente, tendo ajudado na organização, foi o ex-presidente da Câmara de Torres Novas, António Rodrigues. No final, Xanana Gusmão manifestou-se comovido e surpreso com o momento.

A indicação à comunicação social era de que Xanana Gusmão iria receber uma imagem de Nossa Senhora de Fátima oferecida por Vítor Frazão, um presente por este prometido ao antigo líder de Timor.
No entanto, o Hotel Cinquentenário, em Fátima, onde estava agendada a cerimónia, depressa se encheu com largas dezenas de pessoas, nomeadamente representantes de empresas, escolas e associações do concelho, estando ainda presente um representante do Santuário de Fátima.
A oferta da imagem, trazida à presença de Xanana Gusmão por um grupo de Bombeiros de Fátima, foi apenas o primeiro de vários momentos de homenagem que decorreram durante a tarde. A ideia partiu de Vítor Frazão, que para organizar o momento pediu ajuda a António Rodrigues, grande amigo do antigo líder timorense.
“Prometi a imagem e houve quem se solidarizasse comigo”, explicou Vítor Frazão sobre a presença de mais instituições no evento, manifestando a expectativa de que uma “embaixada de fatimenses” possa ir assistir à entronização da imagem a Timor.
Já António Rodrigues lembrou que já levou várias imagens de Nossa Senhora de Fátima para Timor, constatando a importância do culto naquele país. “Toda a festa que fizeram foi indescritível”, recordou.

Antes dos agradecimentos de Xanana Gusmão, este recebeu várias ofertas, desde azeite da Cooperativa de Olivicultores de Fátima, poemas e momentos musicais dos alunos de várias instituições escolares de Fátima, lembranças de atletas do Centro Desportivo de Fátima, assim como de outras associações locais e da ACISO – Associação Empresarial de Ourém-Fátima. A finalizar, o político timorense estava manifestamente surpreendido e comovido com as diferentes homenagens.
“Nunca pensei que viéssemos aqui, neste ambiente… nunca pensei”, comentou emocionado, agradecendo o esforço dos amigos para organizar a homenagem e a quantidade de pessoas que reuniram.
“Surpreendeu-me este ambiente”, reiterou, tendo sido recebido por música e uma pequena multidão de crianças e admiradores, com quem conviveu, brincou e dançou.

Xanana Gusmão lembrou brevemente a história da luta pela independência de Timor Leste e a importância do apoio de Portugal na luta. “Este povo aqui, longe, muito longe”, defendeu os timorenses, recordou, ao contrário de outras nações que se dizem defensores dos direitos dos povos.
Salientava assim a importância de que as novas gerações não se esqueçam da História.
