Alojamento a 100% na noite de 12 de Maio. Foto: Nuno Abreu

Que impacto económico teve a vinda do Papa a Fátima? Este parece ser um bom ano para a economia local de Fátima, beneficiando do centenário das Aparições e da visita do Papa Francisco.

A taxa de ocupação na noite de 12 para 13 de maio, na hotelaria em Fátima foi de 100%. O dado que todos comentavam possui agora alguma certeza com o inquérito levado a cabo pela ACISO – Associação empresarial Ourém-Fátima e apresentado a 11 de Julho, num balanço sobre a atividade do primeiro semestre deste ano.

Dos 219 questionários, as 51 respostas obtidas junto dos comerciantes de Fátima revelam que entre 9 e 15 de maio houve um aumento de 8% no número de dormidas relativamente a 2016, sendo a taxa de ocupação média de cerca de 86 %.

Durante este período verificou-se um aumento dos preços de alojamento, realçou Isabel Machado, da ACISO, durante a apresentação dos resultados. 80% dos hoteleiros subiram as tarifas de alojamento, comparativamente com 2016, sendo o “preço médio” de uma noite de 92,25 euros.

No top dos mercados estrangeiros, as dormidas foram repartidas entre Espanha, Itália, Coreia do Sul. Registaram-se em 2016, 727 mil dormidas em Fátima. 500 mil são de estrangeiros e 227 mil de portugueses.

Entre 9 e 15 de maio estima-se que Fátima tenha rendido vendas no valor de 4.5 milhões de euros. Só na alimentação de turistas alojados em Fátima, o valor assume 1.5 milhões de euros.

O aumento de refeições cifrou-se nos 39%, sendo o aumento das vendas na ordem dos 37%. Espanha, Brasil, Inglaterra são as proveniências dos turistas do top três da restauração fatimense.

Procissão das velas potencia Fátima
A ACISO quer promover a procissão das velas como “potenciador do número de noites” em Fátima. Para isso encontra-se a preparar várias acções que passam desde a publicação de um glossário de turismo religioso, a campanhas de marketing e viagens de negócios à Coreia (já em Setembro) aos EUA, às Filipinas, ao México e ao Brasil.

Será criado também uma plataforma, online, de promoção da marca Fátima. O site que ainda não está desenvolvido, poderá ser encontrado em Visitfatima.pt.

Mas, o futuro da promoção de Fátima passa também por dois filmes promocionais: um sobre a procissão das velas, e um sobre a procissão do Adeus, em realidade virtual/360º.

Com o aumento crescente do número de turistas coreanos a visitar Fátima e com o número de católicos a aumentar, com mais seis mil na Coreia do Sul, a ACISO está a promover uma viagem rumo à Ásia, para uma viagem de prospeção em relação a este mercado-alvo. Será em setembro e conta já com 15 pré-inscritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.