A vila medieval de Ourém vai voltar a ser palco da Via Sacra ao vivo, dia 14 de abril, sexta-feira santa, pelas 15 horas. Cerca de uma centena de figurantes e atores voltam a encenar os últimos momentos da vida de Cristo.
Esta recriação pascal começou a ser encenada em 1999 e tem-se mantido, ganhando dimensão graças ao ambiente pitoresco, mas também devido aos figurinos realistas e às interpretações bem conseguidas de vários dos seus elementos. Promovida pela autarquia, a Via Sacra é um dos pontos altos das atividades culturais ourienses.
Dado que esta é uma cerimónia que habitualmente atrai muito público, a Câmara Municipal de Ourém criou um serviço de transfer gratuito, a partir das 14h00, junto ao espaço de feira e mercado da cidade, que transportará as pessoas até à vila medieval de Ourém.
Mas entre 9 e 16 de abril, a Semana Santa, vão decorrer em Ourém um conjunto de iniciativas alusivas à data. Na Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Misericórdias, na vila medieval, as celebrações iniciaram-se no dia 9 de abril, com o Domingo de Ramos. No dia 10 teve lugar uma celebração penitencial com confissões.
Na quinta-feira santa, às 20h30 será celebrada a ceia do Senhor, com o rito do lava-pés e Adoração Eucarística. Na sexta-feira santa as cerimónias têm início às 9 horas, com o canto de Laudes, e às 15 horas terá início a Via Sacra ao Vivo.
No sábado Santo, às 9 horas, haverá o canto de Laudes e às 22 horas a celebração da Solene Vigília Pascal. No domingo de Páscoa a missa é às 11 horas, seguida de Procissão do Senhor Ressuscitado, com a presença da Filarmónica Ouriense e de todas as Comissões das igrejas da Paróquia.
A Semana Santa é uma organização do Município Ourém, Ourémviva,E.M., S.A., Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, Paróquia de Nossa Senhora das Misericórdias.
