FOTO: D.R.

O auditório dos Paços o Concelho recebe este sábado, dia 21 de janeiro, um seminário intitulado “Dor Crónica – Compreender e Tratar”. O programa começa às 9h30.

Esta iniciativa, promovida pelo município de Ourém, Unidade de Cuidados na Comunidade de Ourém, Associação Portuguesa do Estudo da Dor e Gabinete de Fisioterapia PROFISIO, vai reunir um painel de especialistas, com o objetivo de promover o diálogo e a troca de conhecimentos.

As intervenções vão abordar as “Diferentes perspetivas sobre a dor”, por Jorge Antunes, ”Novas abordagem na dor crónica”, Impacto da dor crónica nos sistemas de saúde nacionais e internacionais e no indivíduo e a urgência em combater as suas causas”, Dor é subvalorizada por profissionais e doentes” e Abordagem médica na dor crónica”, por Eunice Silva. 

A “Relação saúde mental e dor (qualidade do sono, ansiedade, depressão), como o estado afetivo e cognitivo pode alterar a forma como sentimos a dor”, por Margarida Duarte,“Experiências com a verdade e outras Histórias: Modelo bio-psico-social e dor crónica” , por José Guerreiro, O poder da respiração no alívio da dor e ansiedade”, por Ana Marcos, sãos os restantes temas. Haverá ainda espaço para debate.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

Deixe um comentário

Leave a Reply