A Escola Básica e Secundária de Ourém reabriu esta segunda-feira, dia 18 de maio, limitada aos alunos de 11º e 12º ano e com fortes medidas de segurança, devido à pandemia de Covid-19. A reabertura “obrigou a uma forte reorganização logística e de recursos humanos de forma a cumprir todas as exigências sanitárias e de saúde pública exigidas pela Direção-Geral da Saúde”, refere nota de imprensa municipal.
“Para além de uma desinfeção efetuada previamente em toda a escola, todos os alunos, à entrada, desinfetam as mãos e colocam uma máscara descartável fornecida pela escola. Complementarmente, foram criados trajetos próprios definidos para cada turno, de forma a evitar aglomeração e contactos entre alunos”, adianta.
As aulas vão ter horários e intervalos desfasados e as respetivas salas serão limpas, desinfetadas e arejadas diariamente. Entre aulas, o espaço do professor será higienizado e é assegurado que cada turma tem sempre aulas na mesma sala e apenas num período (manhã ou tarde), continua.
A instituição está a reforçar a limpeza de espaços comuns da escola, de forma a aumentar a segurança de toda a comunidade escolar. Para além do fornecimento de computadores, hotspots e refeições, o município assegura, também, todos os transportes dos alunos, até ao fim do ano letivo, o que representa um investimento de 30 mil euros, conclui a mesma informação.