Poças das Neves apresentou livro histórico sobre Vila Nova de Ourém em 1924. Foto: CMO

“O Concelho de Vila Nova de Ourém em 1924” é o título da mais recente obra de José Manuel Poças das Neves, apresentada no domingo, dia 29 de setembro, no Auditório Cultural dos Paços do Concelho de Ourém.

Obra de pesquisa, reúne e traz à luz do dia um conjunto de factos e personalidades, muitas vezes desconhecidas ou desvalorizadas, no contexto cultural e social, de Vila Nova de Ourém até 1924.

Para o autor, “este livro é pois um ponto de partida para um aprofundamento temático futuro das nossas gentes (…). Esperamos que esta obra sirva para o arranque de um projecto cultural que permita percorrer “os caminhos da memória e das raízes”, dando a conhecer um concelho riquíssimo em história mas que, pelas mais variadíssimas razões, vai permanecendo no limbo do desconhecimento quase generalizado dos seus munícipes”.

Poças das Neves apresentou livro histórico sobre o concelho de Vila Nova de Ourém em 1924. Foto: CMO

Presentes na apresentação da obra estiveram o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, assim como os vereadores Natálio Reis, Isabel Costa e Cília Seixo, entre outros eleitos.

 

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *