No momento em que a visita do Papa Francisco a Fátima em 13 de maio de 2017 se oficializa, começam a surgir no espaço público manifestações de preocupação quanto às questões de segurança. Numa reunião informal com jornalistas, o presidente da Câmara de Ourém e da Proteção Civil ouriense, Paulo Fonseca, falou em “tranquilidade”, referindo que o dispositivo está preparado para qualquer eventualidade.
“Quero deixar uma palavra de tranquilidade” relativa às questões de segurança e proteção civil, referiu o autarca. “Naturalmente irá aumentar o número de viaturas”, mas o presidente está confiante no dispositivo montado pelas várias entidades e que já foi testado no último 13 de maio.
“Estamos a falar de uma operação gigantesca”, constatou. Apesar de tudo, para 2017 “é natural que haja um reforço de alguns meios”.
O presidente da Câmara adiantou que estão a ser realizadas várias reuniões com hoteleiros, ASAE, segurança de edifícios, etc, para que a peregrinação centenária ocorra sem problemas. O autarca olha para o futuro. “É preciso que cada um perceba que quanto melhor for a imagem deixada, melhor é a promoção” da cidade religiosa lá fora.