Este fim de semana, 24 e 25 de março, o Rali da Vila Medieval de Ourém está na estrada, com a primeira prova, noturna, a ter início este sábado no Castelo de Ourém. O mediotejo.net falou com alguns dos pilotos a concurso, procurando compreender o que atrai cada vez mais condutores à prova. A boa organização e os troços com características particulares são algumas das mais valias apontadas, num Rali que, apesar de jovem, tem ambições de crescer.
Vera Cardoso, 22 anos, veio de de Paredes e está no mundo dos ralis há cerca de um ano. Foi a fama crescente do Rali da Vila Medieval que a fez procurar a competição, nomeadamente o facto dos troços serem mais “técnicos”, com bastantes curvas, adaptando-se melhor ao tipo que carro que vai conduzir com a colega, Rita Faria. Encontra-se também a fazer o Troféu CIN, sendo o que o seu objetivo é evoluir cada vez mais na modalidade e conseguir chegar ao nacional.

“Já vimos ralis com menos potencial” para conseguir entrar no campeonato nacional, constatou, quando questionada sobre a candidatura do Rali da Vila Medieval para essa competição, em 2019. A mesma opinião foi partilhada por Hélder Macedo, 36 anos, que veio de Guimarães com amigos competir, mas simplesmente pelo desafio. “Ainda não percorri os troços, mas pelo que vi” tem potencial, comentou.
Na manhã de sábado, dia 24, Hélder Macedo antevia uma prova “dura”, até pelas condições climatéricas menos favoráveis. “Vai ser duro, derivado ao tempo, às estradas”, sendo que é a primeira vez que se aventurava pelos troços de Ourém.
Do Buçaco e com expetativas na vitória, a equipa de Raúl Aguiar frisaria ao mediotejo.net sobretudo a boa organização do certame, que ofereceu o alojamento, o que se torna uma mais valia em competições onde há sempre muitos gastos.
O piloto de 50 anos referiu que decidiu participar no Rali da Vila Medieval de Ourém pela “projeção” que tem tido, “apesar de ser uma prova juvenil. “Mas tudo o que se fala é muito bom”, salientou, “é um rali muito rápido, intercalando com zonas técnicas”.

Já Manuela Gonçalves, 57 anos, foi convidada pela organização a participar, no objetivo de testar o seu novo carro. “Estamos a representar o «Challenge 1000”, explicou, sendo também a primeira vez na prova. As expetativas eram, por tal, simplesmente conseguir terminar e conviver.
Todos os pilotos com quem o mediotejo.net falou na manhã de sábado, ao acaso, participavam pela primeira vez no Rali da Vila Medieval de Ourém, competição que se realiza desde 2016. Vinham pelo desafio e por terem ouvido falar bem da prova.
A edição deste ano conseguiu assim o recorde de obter mais de 70 inscritos, o que para o presidente da associação Olival Motorizado “é o grande reconhecimento de todo o trabalho desta equipa fantástica”. O número de inscritos, juntamente com as condições meteorológicas, fizeram com que as provas tivessem inclusive início com cerca de meia hora de antecipação em relação ao inicialmente previsto, por forma a manter a “segurança”.
“Viemos para ficar”, frisou Ricardo Capitão.

Caros senhores,
Sou os meus parabéns pelo evento. Contudo sou obrigado a discordar com a afirmação de ter sido bem organizado. As vias foram cortadas sem que fossem apresentados desvios alternativa, directamente assim como as vias de terem sido no percurso do evento, e não no inicio da via que iria ser barrada. Não pensaram em eventuais fatalidades de ser necessário ter vias alternativas em caso de pequenos incidentes. Não podem isolar aldeias, e não haver alternativas.
Melhores cumprimentos
Frédérico Santos