A polémica em torno das instalações precárias do canil de Ourém agitou os ânimos na sessão de assembleia municipal de sábado, 29 de fevereiro. O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque (PSD), garantiu aos deputados que a obra, prevista há vários anos, aguarda apenas a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).
O tema foi levantado pelo deputado Paulo Sá (PSD), pedindo esclarecimentos quanto às notícias vindas a público no início do ano nos órgãos de comunicação social nacionais sobre as condições do canil de Ourém. “O canil vai ser feito neste mandato”, garantiu Luís Albuquerque (o mandato termina em 2021), explicando que se aguarda apenas a revisão do PDM, cuja aprovação final está prevista para 13 de março, para se avançar com a obra, uma vez que o atual documento de ordenamento do território trava a construção.
O tema gerou alguma agitação porque o presidente lembrou que a obra já havia sido prometida em 2015 pelo então presidente da Câmara, Paulo Fonseca, mas as especialidades do projeto só foram a aprovação em 2017.