Saul António Gomes é professor do departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Integra o Centro de História da Sociedade e da Cultura da mesma Universidade, sendo também colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.
Sobre este concelho, tem vindo a investigar os respetivos fundos documentais, existentes em arquivos portugueses, nomeadamente no âmbito do projeto em curso intitulado Oureana Historica, tendo publicados alguns títulos sobre a história do Condado de Ourém e os forais deste município.
A monografia apresentada no domingo percorre os principais quadros históricos desta freguesia que foi berço de Ourém. Conciliando informação histórica com imagens do património artístico antigo da vila, o autor começa por enunciar o quadro da tradição da divisão administrativa local portuguesa (paróquias e freguesias, vintenas e concelhos), passando depois a reavaliar Ourém nos seus primeiros séculos de vida.