Saul António Gomes é professor na Universidade de Coimbra Foto: D.R.
No âmbito do Festival de Setembro, é apresentada este domingo, dia 10, na junta de freguesia de Nª Srª das Misericórdias, pelas 15h00, uma monografia intitulada “Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias de Ourém: História e Património”, da autoria do Professor Saul António Gomes.

Saul António Gomes é professor do departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Integra o Centro de História da Sociedade e da Cultura da mesma Universidade, sendo também colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.
Tem publicados alguns livros sobre a história dos mosteiros de Alcobaça, de Coz, da Batalha, de S. Francisco de Leiria e de Santa Cruz de Coimbra, sendo ainda autor de uma biografia do rei D. Afonso V e de um extenso conjunto de trabalhos de história sobre a região da Alta Estremadura, em que destaca os títulos dedicados a Leiria, Batalha, Pombal, Porto de Mós e Ourém.

Sobre este concelho, tem vindo a investigar os respetivos fundos documentais, existentes em arquivos portugueses, nomeadamente no âmbito do projeto em curso intitulado Oureana Historica, tendo publicados alguns títulos sobre a história do Condado de Ourém e os forais deste município.

A monografia apresentada no domingo percorre os principais quadros históricos desta freguesia que foi berço de Ourém. Conciliando informação histórica com imagens do património artístico antigo da vila, o autor começa por enunciar o quadro da tradição da divisão administrativa local portuguesa (paróquias e freguesias, vintenas e concelhos), passando depois a reavaliar Ourém nos seus primeiros séculos de vida.

Cláudia Gameiro

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.