Festas de Ourém arrancaram na sexta-feira, com uma autêntica multidão a assistir aos Xutos e Pontapés nessa noite. Foto: CM Ourém

Está de volta a FeirOurém, depois de um interregno de 19 anos. A exposição de atividades económicas, artesanato e cultura abriu as portas na tarde de sexta-feira para seis dias de certame, encerrando no final do dia do município, 20 de junho. Perante muitos milhares de pessoas, os Xutos e Pontapés abriram o certame com um concerto memorável.

Xutos abriram as festas de Ourém 2018. Foto: CM Ourém

“Entendemos que estava na altura de a retomar. Era um anseio da população”, afirmou o presidente da Câmara, na abertura da FeirOurém manifestando a intenção que este seja um evento que manifeste “o orgulho de seremos ourienses”.

Antes de cumprimentar os expositores, numa visita ao certame, Luís Albuquerque manifestou a sua ”satisfação pela adesão” dos expositores e disse esperar que os que se associarem a este evento possam “desfrutar, usufruir” do mesmo para que, no final “Ourém seja cada vez mais conhecido a nível regional e nacional”.

Luís Albuquerque recebe oferta de expositora. Foto: Mediotejo.net

Mostra de atividades económicas e tasquinhas
Concertos, animação, mostra de produtos locais e nacionais fazem parte de um cartaz que inclui uma tenda com várias tasquinhas para degustar a gastronomia da região e, já no recinto dos concertos, há bares para tomar uma bebida. As tasquinhas e bares são explorados por associações e coletividades do concelho. Ao lado, também atividades para crianças, com os carrocéis e outros.

Foi no espaço exterior, junto aos palcos, que dezenas de pessoas se juntaram para ver, em ecrã gigante, a participação inaugural da seleção nacional no Mundial da Rússia, no jogo Portugal-Espanha, um duelo ibérico que terminaria com o hat trick de Ronaldo e um empate a três golos tão saboroso quanto festejado. Durante a feira haverá ecrã gigante com transmissão dos jogos de Portugal no mundial de futebol.

A feira de atividades económicas integra a antiga mostra de mostra de produtos tradicionais, a par dos festejos habituais das festas da cidade. Este sábado à noite, Carolina Deslandes é cabeça de cartaz, antes de, no palco 2, o DJ Cazé Anos 80 animar o recinto.

Presidente do município e da Assembleia Municipal na abertura do certame. Foto: CM Ourém

Domingo, 17 de junho, o finalista do concurso de talentos, Fernando Daniel, vai pisar o palco Sagres, depois de, à tarde, os ranchos folclóricos apresentarem a mostra de danças e cantares etnográficos. No domingo, a partir das 17h30, há ainda uma demonstração de saltos de paraquedismo.

Domi estará em Ourém a 18 de junho e os Função Públika, na noite seguinte, véspera de feriado em Ourém, depois das marchas populares. A encerrar a FeirOurém, Manuel Braz anima o serão, depois da sardinhada popular, antiga tradição, agora retomada.

Dia da cidade
No Dia do Município, 20 de junho, as cerimónias oficias decorrem a partir das 9h30. Do programa inclui-se a homenagem a personalidades e empresas do concelho, bem como a funcionários da Câmara Municipal, por atingirem os 25 anos de serviço.

Às 11h30 será inaugurado o “espaço empresa” e assinado o protocolo no âmbito da “Startup Ourém”. Já durante a tarde, será benzido um novo veículo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ourém, às 15h, e às 17h, será apresentada a nova aplicação para comunicar avarias e degradação do espaço público “Participa Ourém”, bem como a nova página web do Município.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.