As celebrações da peregrinação de 12 e 13 de maio no Santuário de Fátima vão ter um limite de 7.500 pessoas, anunciou hoje a instituição, que considera que a pandemia “ainda não oferece garantias” para acolher “sem reservas” todos os fiéis.
Numa informação disponibilizada no seu sítio na internet, o santuário refere que a peregrinação internacional aniversária de maio, presidida pelo cardeal José Tolentino de Mendonça, “volta a ser celebrada com peregrinos no recinto de oração, mas de forma ainda restrita, isto é, apenas poderão estar nas celebrações 7.500 peregrinos”.
Em articulação com as autoridades de saúde, o Santuário vai garantir o acolhimento dos peregrinos, prosseguindo a aplicação das regras em vigor neste contexto de pandemia em todas as celebrações, como o uso obrigatório de máscara, o distanciamento físico e a higienização das mãos.
As entradas no recinto far-se-ão por oito portas, devidamente assinaladas, nos lados norte e sul do Santuário. Nas entradas estarão acolhedores, com dispensadores de álcool gel, que indicarão os lugares para onde deverão seguir os peregrinos que se devem manter no mesmo sítio durante as celebrações.
No interior do recinto haverá igualmente acolhedores para acompanhar os peregrinos. No total estarão envolvidos 80 pessoas entre funcionários do Santuário e voluntários, incluindo, desta vez, alunos do Colégio de São Miguel, informa a instituição.
Os espaços ao longo do recinto estão assinalados por círculos e em cada um poderão ficar apenas peregrinos que pertençam ao mesmo agregado.
Durante as celebrações as zonas da Capelinha das Aparições e do queimador das velas estarão vedadas. Na Capelinha apenas poderão estar os intervenientes em cada uma das celebrações. A comunhão será igualmente distribuída no lugar, sendo o Ministro a deslocar-se até cada um dos peregrinos.
As celebrações vão ter transmissão televisiva e online. As celebrações começam no dia 12, como a Oração do Rosário às 21h30, segue-se a Procissão das Velas e depois uma Celebração da Palavra. No dia 13, o Rosário será recitado às 9h00, seguindo-se a Missa Internacional às 10h00. No final da Missa haverá ainda a habitual palavra ao doente, tão característica de Fátima.
Este maio, o Santuário assinalará ainda, os 75 anos da Coroação da Imagem de Nossa Senhora que se venera na Capelinha das Aparições.
c/LUSA
