Momento do descerramento da lápide inaugural. Foto: CMO

As obras de reabilitação do Largo do Rossio e envolvente, em Urqueira, no concelho de Ourém, foram formalmente inauguradas no dia 10 de agosto. A empreitada de requalificação representou um investimento na ordem dos 420 mil euros.

Esta reabilitação veio revitalizar toda a envolvente do edifício-sede da Junta de Freguesia de Urqueira, através de vários melhoramentos onde se destaca a construção de uma praça central, que contempla um palco para espetáculos, um parque infantil, entre outros elementos, como bancos e papeleiras. Foi ainda criado, no eixo central, um canal de água como representação de um dos elementos mais característicos de Urqueira e um parque de merendas arborizado com equipamentos de fitness.

A empreitada, que estava orçada em 421 413, 54 euros, incluiu um conjunto de trabalhos que corrigiram as deficiências na acessibilidade ao edifício da Junta de Freguesia

Ainda antes do descerramento da placa inaugural, pela mão do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, do Presidente da Junta de Freguesia de Urqueira, Presidente da Assembleia Municipal e Presidente da Assembleia de Freguesia de Urqueira, houve lugar a um breve momento musical protagonizado por “SOUL – Duo acústico”. Seguiu-se a bênção da obra pelo Pároco da Freguesia, Padre João Pina Pedro e as intervenções oficiais.

O Presidente da Câmara destacou a importância da obra agora inaugurada, agradecendo o empenho de todos os que para ela contribuíram. Luís Albuquerque aproveitou a oportunidade para reforçar a posição parceira da Câmara no apoio institucional às Juntas de Freguesia, referindo intervenções idênticas já realizadas em Alburitel, Sandoeira e brevemente em Toucinhos.

Para terminar, o autarca adiantou que Câmara e Junta já estão a trabalhar num projeto que ligará o Largo do Rossio ao Parque de Merendas da Amieira, local que a curto prazo será também intervencionado com apoio camarário.

Na inauguração estiveram presentes, entre outros autarcas e individualidades, os Vereadores da Câmara Municipal Isabel Costa, Rui Vital e Humberto Antunes, Presidente da Assembleia Municipal, elementos da Junta e Assembleia de Freguesia de Urqueira, assim como os Presidentes de Junta de Atouguia e Nossa Senhora da Piedade.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.