FOTO: D.R.

Na manhã de segunda-feira, 19 de dezembro, a EDP Distribuição firmou um protocolo com a Câmara de Ourém, por forma a trocar a iluminação pública a mercúrio por iluminação LED, que oferece maior poupança. Na mesma ocasião foi entregue uma carrinha à Proteção Civil, com base num concurso nacional da EDP Distribuição a que o município concorreu.

Segundo o presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, o processo de mudança de lâmpadas deverá demorar um ano, sendo que há um total de 5 mil lâmpadas de mercúrio espalhadas pelo concelho. A mudança será realizada de forma gratuita para o município e resultará numa poupança energética de 40%.

O autarca explicou que fica a faltar a mudança da iluminação a vapor de sódio, que terá um processo próprio ainda a desenvolver. Atulamente o município paga 1,3 milhões de euros por ano em iluminação e pretende-se reduzir, em cerca de dois anos, esse valor para 600 mil euros.

 

 

 

Cláudia Gameiro

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.