Freixianda recebe ‘Semana Gastronómica do Catrepe’ de 1 a 8 de dezembro. Foto: DR

A União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Farrio, e Formigais realiza de 1 a 8 de dezembro a primeira edição da ‘Semana Gastronómica do Catrepe’, um prato típico desta freguesia de Ourém confecionado com cabra cozida em branco com batatas e hortelã.

Durante estes dias, cinco restaurantes desta União de Freguesias terão nas suas ementas este prato típico da região, uma iniciativa que assenta na preservação e divulgação desta tradição por terras de Freixianda, concelho de Ourém, e que ainda hoje se serve como prato principal em muitos casamentos.

Segundo a organização, o ‘catrepe’ deve descrever-se como um prato de “cabra cozida em branco com batatas e hortelã, com uns bocadinhos de chouriço e umas tiras de toucinho à mistura”. Aconselha-se reserva prévia.

A freguesia de Freixianda (Ourém) recebe a ‘Semana Gastronómica do Catrepe’ de 1 a 8 de dezembro. Foto: DR

*Restaurantes aderentes:

(*) Sujeito aos horários e dias de folga dos estabelecimentos. Devido à especificidade do prato é aconselhável a encomenda/reserva.

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *