Freixianda assinala XVII aniversario de elevação a vila de 24 a 26 de junho. Foto: RH + Música Positiva

A vila de Freixianda, no concelho de Ourém, realiza de 24 a 26 de junho os seus tradicionais festejos e celebra o 27º aniversário de elevação a vila. Para além das tasquinhas e diversas exposições, artesanato e eventos desportivos e culturais, o cartaz musical é encabeçado por um concerto do popular cantor Ruben Aguiar, conhecido do grande público pelo sucesso “A canção do Gago”.

Participam nas tasquinhas nove coletividades da União de freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, com pratos que vão desde a “Chanfana à moda da Ribeira” à “Perna de Porco no espeto com migas” ou ainda o bacalhau assado. No que toca à animação está prevista a atuação de vários grupos musicais, jogos escutistas, marchas populares, atuação de ranchos, quermesse e um atelier infantil, insufláveis, recolha de sangue, torneio de chinquilho e um Passeio Motard. As festividades arrancaram no dia 21 de junho, dia da Freguesia, com uma sardinhada popular e animação de Manuel Braz e o seu acordeão.

O vice-presidente da Câmara de Ourém, Natálio Reis, e os vereadores Rui Vital e Humberto Antunes, representaram o município na Sardinhada Popular comemorativa do XXVII aniversário de elevação de Freixianda a Vila. Este dia, em que se assinala a efeméride, contou também com a música e animação de Manuel Braz que se fez acompanhar pelo seu acordeão.

Os tradicionais festejos da vila da Freixianda decorrem de 24 a 26 de junho e Ruben Aguiar é uma das grandes figuras do cartaz que conta ainda com tasquinhas, artesanato, desporto e cultura e gastronomia.

O programa musical arranca esta sexta feira, dia 24, pelas 22h00, com a atuação do Grupo Musical RH+. Ruben Aguiar sobe a palco dia 25, sábado, pelas 23h00, antecedido pelo Grupo “Manuel Braz”. O encerramento no domingo, dia 26, conta com o Grupo Musical Kapital e o seu camião palco a partir das 22h00.

Freixianda. Foto: DR

Programa

Sexta dia 24:
22h00 – Atuação do Grupo Musical RH+

Sábado dia 25:
22h00 Atuação do Grupo ” Manuel Braz”
23h00 Actuação de Ruben Aguiar e sua Banda
00h30 Continuação da atuação do Grupo ” Manuel Braz”

Domingo dia 26:
8h30 – Passeio Motard
16H00 – Recolha de Sangue no Pavilhão Municipal da Freixianda
17h00 – Cantares da Aldeia
17h30 Atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Maçãs D. Maria
21h00 – Atuação da Marcha da Pelmá
22h00 – Atuação do Grupo Musical Kapital (Camião Palco)

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.