Operacionais que ajudaram a resgatar a família. Foto: DR

Uma família de emigrantes em França andava no concelho de Ourém a verificar se as suas propriedades tinham ardido quando a viatura em que seguiam ficou presa na areia. Numa zona sem rede de telemóvel, o marido foi à procura de ajuda, enquanto mãe e filha permaneceram no local, no meio do pinhal.

Segundo o relato de um Operacional da Força Especial de Proteção Civil, isto aconteceu ao fim da tarde de terça feira, dia 23. Entretanto anoiteceu e o homem, após percorrer a pé cerca de sete quilómetros, não conseguiu regressar ao local onde estava a sua mulher e a sua filha, dando estas como desaparecidas numa altura em que decorriam as operações de rescaldo do grande incêndio de Ourém.

Nessa altura foi solicitada ajuda à Unidade Especializada de Intervenção Aeronaves não tripuladas (drones) daquela força especial que, ao efetuar o levantamento de pontos quentes no incêndio através de uma câmara térmica, detetou, através de imagens recolhidas pelo drone, a viatura, a mulher e a filha de 15 anos, perdidas na floresta.

“Após localizarem a senhora e a criança, fizeram a recuperação delas entregando-as em casa são e salvas. Uma intervenção inesperada com um final feliz!”, relata a Força Especial de Proteção Civil que partilhou a história na sua página no Facebook.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *