O edifício municipal da antiga escola básica de primeiro ciclo (EB1) da Lombo d´Égua, na freguesia de Fátima, vai passar a acolher no início do próximo ano letivo, de forma mais centralizada, os projetos formativos da Associação dos Bombeiros Voluntários de Fátima.
Segundo avança nota de impensa, após pequenas obras de readaptação dos espaços interiores e exteriores, a Escola de Formação entrará em funções em outubro deste ano, com os seguintes níveis de ensino: Infantes (para crianças entre os 6 e os 14 anos de idade), Cadetes (15 e 16 anos) e Estagiários (a partir dos 17 anos).
As pré-inscrições estão abertas e devem ser enviadas para a Associação Humanitária dos Bombeiros de Fátima. A Associação reitera que qualquer cidadão dos 17 aos 45 anos de idade que pretenda ser Bombeiro Voluntário pode fazer a sua inscrição.
“Os Bombeiros de Fátima pretendem, a par das Instituições de Ensino locais, com os seus Clubes de Proteção Civil e Socorrismo, contribuir para a construção de um futuro melhor na Prevenção e Segurança Contra Incêndios e outras Emergências, para que possamos ter uma Sociedade Civil mais prevenida e resiliente”, afirmam no mesmo texto o presidente da associação, Amorim Gonçalves, e o Comandante Gaspar dos Reis.
“Sempre apostamos na área formativa – no momento atual temos doze (12) estagiários e dois (2) cadetes em formação – mas, com a Escola de Formação teremos um espaço mais adaptado às exigências formativas, que possibilitará evoluir na formação ministrada e nas ações de treino. A consequência será a prestação de um socorro de qualidade e um melhor serviço à comunidade”, referem.
A inauguração da Escola decorre em outubro, em data a anunciar.
