Alguns dos pratos que serão possíveis degustar são o cabrito à Ortiga, o carneiro guisado, a friginada, as sopas de verde e os enchidos. Nas bebidas, estará disponível o vinho medieval de Ourém. Foto: DR

O concelho de Ourém acolhe até final de setembro o festival gastronómico “Saudades do Sabor”. Os cerca de 50 restaurantes aderentes disponibilizam ao longo do mês uma ementa com um conjunto de pratos típicos, assim como o vinho medieval de Ourém.

Alguns dos pratos locais que serão possíveis degustar são o cabrito à Ortiga, o carneiro guisado, a friginada, as sopas de verde e os enchidos. Segundo nota de imprensa, o evento “Saudades do Sabor” pretende “promover a gastronomia típica de Ourém, estimular a qualidade e criatividade dos restaurantes aderentes, contribuindo para a dinamização da gastronomia típica da região enquanto polo de atração turística”.

Uma vez que o concelho de Ourém não tem nenhum prato característico, este festival gastronómico vai focar-se na oferta de uma ementa, de entradas a sobremesas, que são mais comuns à dieta local, tendo sido pensado para os aderentes do programa 10.001 noites, a iniciativa de dormidas e vouchers de refeições pagas pelo município para estimular o turismo.

Nesse sentido, o município lançou o desafiou ao setor da restauração, contando o certame gastronómico ‘Saudades do Sabor’ com a participação de mais de 50 restaurantes do concelho.

Cada espaço apresenta a sua própria ementa, que inclui entrada, sopa (opcional), prato principal e sobremesa, cozinhada à base de receitas tradicionais, como merendeiras salgadas, enchidos vários, sopa de carne, sopas de verde, carneiro guisado, coelho à moda da Ortiga, mexudas, chícharos com broa, feijão com abóbora e sobremesas encorpadas por produtos endógenos como ovos, mel, figos secos e pinhões, entre outras iguarias.

Consulte AQUI todos os estabelecimentos e respetivas ementas disponíveis na
iniciativa “Saudades do Sabor”.

Cláudia Gameiro

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *