Em 2020, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido por D.José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa Foto: mediotejo.net

O bispo de Setúbal, D. José Ornelas, deverá ser nomeado na próxima semana como o novo bispo da diocese de Leiria-Fátima, sucedendo ao Cardeal António Marto, avança o jornal 7MARGENS citando fontes eclesiásticas.

O clérigo de 68 anos e atual presidente da Conferência Episcopal Portuguesa era apontado como o futuro patriarca de Lisboa, uma vez que D. Manuel Clemente terá que resignar à função nos próximos anos devido ao limite de idade, adianta a mesma fonte. No entanto a notícia aparenta estar a ser bem recebida na diocese de Leiria-Fátima, refere. José Ornelas e António Marto compartilhavam a mesma posição quanto à necessidade da criação de uma comissão independente estudar a questão dos abusos sexuais entre os membros do clero, apresentada este mês.

Segundo o 7MARGENS, D. António Marto afasta-se devido ao estado de saúde, que motivou uma hospitalização há um ano, assim como algum cansaço, em parte devido às polémicas públicas com as contas do Santuário de Fátima em 2020.  

Natural do Funchal, D.José Ornelas encontra-se na diocese de Setúbal desde 2015.

Cláudia Gameiro

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.