O percurso nesta 1ª fase tem uma extensão de 400 metros. Foto: CMO

A Câmara de Ourém inaugurou na sexta-feira, dia 5 de agosto, a 1.ª fase da empreitada de construção da Rota dos Moinhos de Água, em Ourém. A rota vai ligar o Parque de Lazer do Olival à Fonte da Conceição, “oferecendo um percurso pedestre em plena natureza, em resultado da valorização do património paisagístico decorrente desta intervenção”, realça a autarquia.

O percurso desenhado no âmbito desta 1.ª Fase apresenta uma extensão de 400 metros, envolvendo uma área total com 10.500 metros quadrados, interligando azenhas, levadas, linhas de água e outras maravilhas naturais da fauna e da flora local.

No âmbito do mesmo projeto está contemplada a requalificação do Parque de Merendas do Olival através da formalização de um percurso pedonal e ciclável entre a Junta de Freguesia e o Rancho Folclórico, enriquecido com mobiliário urbano e sinalética referente ao percurso pedestre e pontos visitáveis.

Está ainda contemplado um percurso secundário junto ao lago, com pequenas áreas de estadia para “possibilitar a contemplação e o usufruto deste elemento hídrico e envolvência potenciada pela requalificação das margens com técnicas de engenharia natural”.

Não esquecendo a celebração do 13.º aniversário da elevação a Vila, Luís Miguel Albuquerque elogiou na cerimónia de inauguração a dedicação de todos os que contribuíram ativamente para o desenvolvimento da localidade nos últimos anos.

A propósito desta inauguração, o autarca anunciou que o Município já está a preparar o lançamento da 2.ª fase deste projeto, que haverá de ligar o Parque de Lazer à localidade de Esperança. Mais tarde, numa 3.ª fase, é intenção da autarquia concluir o percurso através do seu prolongamento até ao lugar de Conceição, já na freguesia de Caxarias.

A empreitada de construção da 1.ª Fase da Rota dos Moinhos / Parque de Lazer do Olival implicou um investimento municipal no valor de 231.916,39 euros, englobando a requalificação do parque de merendas, a iluminação dos espaços, a construção de um pequeno passadiço com zonas de estadia e lazer, a contratação de mobiliário urbano como cadeiras, mesas ou papeleiras, entre outros trabalhos.

A cerimónia oficial de inauguração decorreu ao final da tarde de sexta-feira, aproveitando o início das celebrações inerentes ao 13.º aniversário da Vila de Olival e contando com a bênção do Padre David Vieira Gonçalves, pároco da Paróquia local, na presença de vários autarcas locais, entre os quais os vereadores da Câmara Municipal de Ourém, Isabel Costa, Rui Vital e Humberto Antunes, bem como os presidentes das juntas de Espite, (Dulce Mateus), de Fátima (Humberto Figueira da Silva).

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Entre na conversa

1 Comentário

  1. Fico surpreendida pela positiva. O Olival que em tempos foi uma freguesia relevante veio a ficar abandonada. Graças ao dinamismo agora aparecido volto a ter noticias do local onde nasci . Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.