A Câmara de Ourém, em parceria com o Conselho Municipal de Juventude, vão dinamizar o programa “Integra-te – Jovens Autarcas” junto dos estudantes do 3º ciclo e ensino secundário. O objetivo é “possibilitar aos estudantes a oportunidade de conhecerem a realidade e as funções de um executivo municipal, aproximando e envolvendo os jovens na esfera política e na gestão autárquica”.
O desafio consiste em “constituir uma lista de alunos (cumprindo a Lei da Paridade) que represente o estabelecimento de ensino”, em que os elementos são propostos a assumir os cargos de presidente e vereadores.
Cada “lista” de alunos deve propor “um programa eleitoral”, em que vão ser descritas entre cinco e dez medidas que “gostassem de implementar no território”, nas mais diferentes áreas de atuação. O passo seguinte é “recolher um conjunto de 30 assinaturas que certifique a constituição da lista em causa”, explica a nota informativa.
A lista ‘vencedora’ vai tomar “posse numa reunião pública da Câmara Municipal de Ourém”, além da “apresentação pública do seu projeto” numa sessão do Conselho Municipal de Juventude e, também, na Semana da Educação.
Os jovens estudantes vão ter ainda a oportunidade de acompanhar o Presidente da Câmara, Luís Miguel Albuquerque, e os vereadores “durante um dia de trabalho”, em que poderão participar em reuniões e “processos de tomada de decisão”.
O programa foi apresentado por elementos do Conselho de Juventude aos alunos do concelho, em sessões que contaram com as presenças dos vereadores Humberto Antunes e Rui Vital.