Cardeal António Marto Foto: mediotejo.net

O Município de Ourém aprovou a atribuição de um Voto de Reconhecimento a D. António Marto, “pelos seus 16 anos de dedicação total à Diocese Leiria-Fátima e à nossa comunidade em especial.” A decisão foi tomada na reunião do executivo realizada no dia 7, após a apresentação da proposta pelo presidente da Câmara Municipal de Ourém.

O Cardeal D. António Marto esteve 16 anos à frente da diocese de Leiria-Fátima, passando agora o testemunho de Bispo Diocesano a D. José Ornelas. No dia 6 de março renunciou ao cargo oficializando a sua despedida através da celebração de uma missa de ação de graças em plena Sé de Leiria.

Segundo o texto lido por Luís Albuquerque, a devoção de D. António Marto a Fátima “e o carinho por este nosso território, impede um simples ponto final nesta relação, sendo tão-só o início de um novo capítulo, ditado pela obrigatoriedade de preservar a saúde, respeitando os seus 74 anos de vida”.

“Também pela magnitude da sua dimensão humana e pelo muito que contribuiu para o próprio desenvolvimento social do nosso Concelho e da própria região”, o Município de Ourém aprovou o Voto de Reconhecimento.

Tal como D. António Marto anunciou no momento da sua retirada, vai manter residência em Fátima, apesar de as suas raízes estarem mais a norte, em Chaves.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.