Ourém adjudica trabalhos em Fátima e lança concursos para reabilitação de rede viária. Foto: CMO

A Câmara de Ourém assinou esta semana o auto de consignação para a execução de diversos trabalhos de beneficiação a executar na freguesia de Fátima, tendo aprovado ainda o lançamento de dois concursos para a reabilitação da rede viária em diversas freguesias do concelho. Na freguesia de Nossa Senhora da Piedade arrancaram as obras dos arranjos exteriores junto ao cemitério do Vale Travesso.

A intervenção na freguesia de Fátima terá particular incidência nas avenidas dos Pastorinhos e D. José Correia da Silva, e no parque infantil público próximo do Centro Escolar Beato Nuno. Esta ação representa um investimento de 148.200 euros e um prazo de execução estimado de 60 dias, anunciou a Câmara Municipal de Ourém.

A Câmara de Ourém aprovou ainda o lançamento de dois concursos para a reabilitação da rede viária do concelho em diversas ruas das freguesias de Atouguia, Nossa Senhora das Misericórdias, Espite e União de Freguesias de Matas e Cercal.

“Para os locais a intervir nas quatro freguesias, está prevista a beneficiação dos pisos com saneamento de áreas degradadas, pavimentação das faixas de rodagem, melhoria das condições de circulação pedonal e das condições de drenagem, e implantação de marcações horizontais, com renovação e criação de sinalização vertical”, divulgou a autarquia. A intervenção global para as quatro freguesias tem um orçamento estimado de aproximadamente 765 mil euros.

Ourém inicia processo de regulamento para apoiar habitações

O Município de Ourém iniciou os procedimentos para a elaboração do regulamento de atribuição de apoios à reconstrução de habitações em caso de catástrofe.

“Os incêndios de grandes dimensões que assolaram o concelho de Ourém nos meses de julho e agosto de 2022 determinaram a adoção de medidas excecionais e urgentes de apoio, nomeadamente no âmbito da habitação, visando acorrer às necessidades mais prementes das populações afetadas”, anunciou aquela Câmara do distrito de Santarém.

Segundo uma nota de imprensa, foi feito “o levantamento e identificação dos danos causados nas freguesias afetadas, expondo a necessidade de se definirem medidas que facilitem a reconstrução das habitações permanentes destruídas pelos incêndios”.

Início das obras dos arranjos exteriores junto ao cemitério do Vale Travesso

Teve início na quinta-feira a empreitada de requalificação da envolvente ao cemitério do Vale Travesso, tudo com o objetivo de criar um “enquadramento digno, eficiente e aprazível, num espaço central da localidade”, deu conta o presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade.

No âmbito do projeto vai ser criada uma bolsa de estacionamento e zona ajardinada, a par da relocalização do cruzeiro e da fonte existente.

Início das obras dos arranjos exteriores junto ao cemitério do Vale Travesso. Foto: DR

Este é um investimento que conta com apoio financeiro do município de Ourém, além do investimento por parte da Junta de Freguesia, perfazendo um valor total de 24.158,20€, ficando a cargo da empresa Tracomourém, Unipessoal, Lda., num prazo estimado de 60 dias.

Esta intervenção insere-se na estratégia de valorização e requalificação dos espaços e equipamentos públicos da Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, num projeto que transita do anterior executivo.

c/LUSA

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.