Foto: Orfeão Estrela da Planície

O Orfeão da Comenda “Estrela da Planície” assinala os seus 30 anos com um Concerto de Primavera, no Salão Paroquial de Comenda, dia 11 de março, pelas 16h00. Nas comemorações, promove um encontro com grupos convidados desde os Tocadores de Viola Campaniça de Castro Verde, a Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor e o grupo de Cante Alentejano “Os Ganhões de Castro Verde”.

Fundado a 7 de Julho de 1993, o Orfeão assumiu importância na freguesia de Comenda e no concelho enquanto associação cultural sem fins lucrativos que tem contribuído para a dinamização local e para cultivar o gosto pela música tradicional, além de promover o património local e a identidade do seu povo.

Envolvendo a comunidade, tem por objetivos o desenvolvimento cultural e a promoção da música coral polifónica. No currículo conta com diversos eventos realizados ao longo da sua existência, caso do tradicional Encontro de Coros, o Concerto de Natal, Noite de fados, além da participação em intercâmbios noutros pontos do país.

Além do coro, o Orfeão foi crescendo com a dinamização de outras vertentes, desde uma secção de teatro, escola de música e um grupo de danças e cantares. O Orfeão é constituído por cerca de 40 elementos de diferentes idades, e é dirigido desde a sua fundação pelo Maestro e professor Domingos Redondo.

O Maestro Domingos Redondo. Foto: Orfeão Estrela da Planície

Domingos António Barreto Redondo, portalegrense de gema, integra a direção do Orfeão de Comenda “Estrela da Planície” desde o início. Foi fundador do Conservatório Regional de Portalegre, nas disciplinas de formação musical e canto, professor de Educação Musical e integrou o Grupo Musical Portalegrense “Quarteto do Sol”, enquanto cantor e compositor.

Irá dirigir mais um concerto comemorativo do Orfeão comendense, perante uma sala que se espera cheia e que acolherá um convívio musical com contributos de outros grupos musicais do Alentejo.

Foto: Orfeão Estrela da Planície

A partir das 16h00, subirão ao palco do Salão Paroquial de Comenda os Tocadores de Viola Campaniça de Castro Verde, a Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor e o grupo de Cante Alentejano “Os Ganhões de Castro Verde”.

Durante a manhã também decorrerá uma iniciativa promovida pelo Arquivo Digital e Imaterial de Comenda e Clube Castelanense, com o III Curso Prático de Técnicas Básicas de Jardinagem, entre as 8 e as 12h00, ministrado por Ricardo Branco, e que pretende dar as boas vindas à primavera e antecipar o dia de festa na freguesia de Comenda pelo aniversário do seu distinto Orfeão.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *