Tagusvalley - Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopólo do Vale do Tejo. Foto: tagusvalley.pt

O Tagusvalley, no âmbito do projeto INOVC+ – Ecossistema de Inovação da Região Centro, abre as portas do Parque de Ciência e Tecnologia, em Alferrarede/Abrantes, nos dias 25 e 26 de maio, promovendo um evento de divulgação das atividades de inovação e valorização do conhecimento ali dinamizadas.

Workshops técnicos, concursos, exposições, degustações e demonstrações de produtos inovadores desenvolvidos no ecossistema TAGUSVALLEY são alguns dos momentos da programação, estando ainda prevista uma Innovation Party que se distribui ao longo dos dois dias do Open Day, destaca a organização em comunicado de imprensa.

A sessão de abertura acontece pelas 10h00 de quinta-feira, dia 25 de maio, a partir do pavilhão de exposições do Parque de Ciência e Tecnologia, seguindo-se visita à exposição dos diversos parceiros que se associaram ao Open Day’23.

Durante a manhã do primeiro dia, será dado destaque ao trabalho desenvolvido com a comunidade escolar nas áreas da economia circular e de programação e robótica. Durante a tarde será destacado o setor alimentar e os trabalhos desenvolvidos pela equipa do INOVLINEA com diferentes parceiros científicos e empresas.

No 26 de maio, a manhã é dedicada ao empreendedorismo e ao financiamento dos projetos de I&D para as empresas numa sessão conduzida pela Agência Nacional de Inovação (ANI). De tarde, haverá um think tank dedicado às oportunidades de inovação na região, apresentar-se-ão os sistemas automatizados de recolha de parâmetros de produção e qualidade, no caso para a manutenção de aerogeradores, e discutir-se-á sobre os desafios e oportunidades que a fabricação aditiva pode aportar aos processos industriais.

O programa completo pode ser consultado aqui.

O Open Day é um evento que pretende juntar as entidades presentes no Parque de Ciência e Tecnologia, para divulgação dos seus recursos e boas práticas dedicadas à inovação, como os associados do Tagusvalley, as Unidades de Investigação dos Institutos Politécnicos de Tomar e de Santarém, as empresas e projetos empresariais incubados, e ainda a comunidade escolar para apresentar os trabalhos desenvolvidos no âmbito da programação e robótica do T-CODE e da economia circular com o ATÉGINA.

Inov Linea no Tagusvalley, em Abrantes. Créditos: DR

A iniciativa acontece ao abrigo do INOVC+: ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO INTELIGENTE DA REGIÃO CENTRO, um Programa Estratégico Especial de criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D e Inovação para a Região Centro.

O ecossistema do INOVC+ é composto por 19 entidades da região Centro que pretendem projetá-la como referência nacional e internacional, com a criação de novos produtos e serviços, liderando este consórcio a Universidade de Coimbra, mas integrando também a Universidade de Aveiro; Universidade da Beira Interior; Instituto Politécnico de Leiria; Instituto Politécnico de Coimbra; Instituto Politécnico de Tomar; Instituto Politécnico de Castelo Branco; Instituto Politécnico da Guarda; Instituto Politécnico de Viseu; Instituto Pedro Nunes.

O Tagusvalley – Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopólo do Vale do Tejo também faz parte deste projeto, a par da OBITEC – Associação Óbidos Ciência e Tecnologia; BIOCANT – Associação de Transferência de Tecnologia; ITECONS – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade; SERQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta; AEMITEQ – Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade; AIBILI – Associação para Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem; ASSOCIAÇÃO BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação; Raiz – Instituto de Investigação da Floresta e Papel.

O INOVC+: ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO INTELIGENTE DA REGIÃO CENTRO é um projeto com um investimento elegível total de 3,39 milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *