Foto: CM Alcanena

O “Projeto Guarda Rio”, de preservação e valorização do rio Alviela, vai unir numa ação voluntária de limpeza de resíduos nos Olhos de Água, em Alcanena, todos aqueles que se queiram juntar a esta iniciativa no próximo sábado, dia 30 de abril.

Com a concentração agendada para as 8h30 no Parque de Estacionamento das oliveiras, junto ao novo passadiço, esta ação de limpeza vai incidir precisamente entre a zona de estacionamento e a Praia Fluvial dos Olhos de Água do Alviela, e visa recolher, separar e pesar os resíduos existentes no local.

Como objetivo pretende-se “incentivar à mudança de comportamentos” e promover “boas práticas ambientais”, pelo que haverá também um “Piquenique Zero Resíduos”, para o qual os participantes são desafiados a levar um lanche “zero resíduos”, ou seja, “sem utilização de objetos/embalagens descartáveis, minimizando, desta forma, a pegada ecológica”.

Tendo em vista a mesma finalidade, vão haver pontos de distribuição de água da torneira e copos reutilizáveis – os quais são oferecidos aos participantes – e serão usadas luvas e sacos reutilizáveis, os quais devem ser os participantes a levar. A organização apela assim, caso isso seja possível, a que os participantes levem luvas, ferramentas e outros utensílios a usar na limpeza.

O transporte dos resíduos para o Ecocentro será assegurado através de viaturas elétricas.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Alcanena, em parceria com o Gabinete Técnico Florestal, a Aquanena, a Associação Amigos da Vida Selvagem e a União das Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro.

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.