Queda de duas aeronaves no mesmo dia em Ponte de Sor causa um morto e três feridos graves. Foto ilustrativa/arquivo: INEM

Um homem de 36 anos, um dos ocupantes de uma aeronave de instrução que caiu esta tarde no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, morreu, e o outro, de 19 anos, sofreu ferimentos graves. Este acidente ocorreu horas depois de um outro, a poucos quilómetros, também no concelho de Ponte de Sor, envolvendo um avião ultraleve, que provocou dois feridos graves.

O jovem que ficou ferido aguardava a chegada do helicóptero do INEM para ser transportado para uma unidade hospitalar. A Lusa constatou no local que, às 17:15, o helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estava a aterrar no aeródromo.

O alerta para o acidente aéreo foi dado às 15:49. Segundo a mesma fonte da Proteção Civil, a aeronave acidentada é um Cessna de instrução.

A Lusa, que se encontra no aeródromo a acompanhar a Cimeira aeronáutica Portugal Air Summit, apercebeu-se, através do barulho, da queda da aeronave.

Testemunhas relataram que o avião teria “acabado de levantar voo” quando “fez uma espécie de pirueta e caiu”. A aeronave ficou junto da pista do aeródromo e os meios de socorro deslocaram-se de imediato para o local.

Este acidente ocorreu horas depois de um outro, a poucos quilómetros, também no concelho de Ponte de Sor, envolvendo um avião ultraleve, que provocou dois feridos graves.

Queda de aeronave em Montargil causa dois feridos graves

Os dois ocupantes do avião ultraleve que caiu esta manhã junto à barragem de Montargil, no concelho de Ponte de Sor, sofreram ferimentos graves, revelou o comandante da corporação de bombeiros local.

Em declarações à agência Lusa, o comandante dos Bombeiros de Ponte de Sor, Simão Velez, indicou que as vítimas foram estabilizadas no local pelas equipas de emergência e vão ser transportadas para o hospital.

Os ocupantes da aeronave são dois homens, um de 32 anos e o outro de 39, adiantou.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, o alerta para o acidente aéreo foi dado às autoridades às 11:06.

As operações de socorro, de acordo com a página de Internet da Proteção Civil, mobilizam 25 operacionais, apoiados por 10 veículos e um helicóptero.

O acidente ocorreu a poucos quilómetros do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, onde decorre, até domingo, o Portugal Air Summit.

Contactada pela Lusa, a diretora do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, Sandra Catarino, referiu que a aeronave acidentada não está relacionada com a atividade desta infraestrutura e que se tratava de “um voo privado”.

“Não está relacionado nem com atividade nem com o programa da cimeira aeronáutica Portugal Air Summit e não condiciona as atividades aéreas planeadas para o fim de semana”, acrescentou.

c/LUSA

Agência de Notícias de Portugal

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *