Foto: Luzfama

O Cortejo de Oferendas da Santa Casa da Misericórdia da Sertã decorreu no dia 8 de março de 1964. Segundo o jornal A Comarca da Sertã, foi “uma maravilhosa parada de caridade e folclore. (…) A Sertã não vivia desde há muitos anos um dia de tão exuberante entusiasmo, de tão incontível euforia, de tão comunicativa alegria”.

O mesmo periódico noticiava ainda que “o acontecimento atraiu à Sertã milhares e milhares de pessoas, vindos de todos os cantos do concelho, de concelhos vizinhos e de Lisboa”.

Calcula-se que o rendimento total do cortejo tenha atingido perto de 500 contos (a preços correntes seria qualquer coisa como 2500 euros). Além das individualidades municipais, esteve presente o Governador Civil de Castelo Branco, Simplício Barreto Magro.

Sartagografia

Sartagografia é um projeto independente que pretende recolher, tratar, preservar e divulgar a cultura do concelho da Sertã. O projeto segue uma linha etnográfica e abarca diversas realidades. A palavra Sartagografia é estilisticamente um neologismo, inspirado na expressão Olisipografia, e significa qualquer coisa como "o estudo, ou conjunto dos estudos, relacionados com a Sertã".

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.