Nuno Garcia Lopes lançou na Aldeia Natal de Santa Cita novo livro infantil. Foto: Zé Paulo Marques/mediotejo.net

“O ratinho que encontrou um tesouro e outros contos de Natal” é a mais recente obra do autor tomarense Nuno Garcia Lopes, “um livro que foge aos estereótipos para que haja sempre Natal”. Com textos de Nuno Garcia Lopes, ilustrações de Daniela Homem e design de Madalena Garcia Chaveiro, o livro foi apresentado no âmbito da “Santa Cita – Aldeia Natal”, que decorreu entre os dias 16 e 18 de dezembro.

Nesta obra, Nuno Garcia Lopes tenta contrariar a “futilidade comercial” que tantas vezes é mostrada a propósito da quadra natalícia, ou não fosse o autor um “confesso admirador do Natal”.

Neste livro, o escritor tomarense dá “pistas para que recuperemos a sua essência, num conjunto de contos para os mais novos repleto de mensagens para os adultos, em que foca algumas das causas que lhe são mais caras, como a inclusão, a defesa do meio ambiente ou o respeito pelos mais frágeis”.

O livro ‘O Ratinho que encontrou um tesouro e outros contos de Natal’ foi apresentado em Santa Cita, freguesia de Asseiceira, localidade onde nasceram os três criadores: Nuno Garcia Lopes, que escreveu, a jovem Daniela Homem, que ilustrou, e Madalena Garcia Chaveiro completou, com a paginação e o design. 

Luz, som, alegria, cheiro dos belhoses e dos coscorões a fritar, faziam-se ouvir e sentir por terras de Santa Cita, “Santa Cita Aldeia Natal 2022”, enquanto que, no interior do que foi a Escola Primária, hoje transformada em Biblioteca, Nuno Garcia Lopes, dava a conhecer a conhecer o seu mais recente livro, composto por três contos de Natal e com quem conversámos no final.

ÁUDIO | NUNO GARCIA LOPES E DANIELA HOMEM, ESCRITOR E ILUSTRADORA:

Tendo em conta que era nesta aldeia do concelho de Tomar que viviam os avós maternos do autor, não é portanto fruto do acaso que o lançamento do livro tivesse coincidido com a realização de “Santa Cita – Aldeia Natal”, evento para o qual reverte parte da receita do livro, seguindo-se uma sessão de contos.

O evento superou as melhores expectativas da organização e a Santa Cita Aldeia Natal tem crescido de ano para ano. Nesta edição, mais de 10 mil pessoas passaram na aldeia só no domingo, dia de encerramento de um evento que contou com 60 expositores e um investimento na ordem dos 40 mil euros.

ÁUDIO | PEDRO CUNHA, COMISSÃO ORGANIZADORA SANTA CITA ALDEIA NATAL:

*Fotos da Santa Cita Aldeia Natal: Luís Ribeiro

José Paulo Marques

Natural e residente na freguesia de Sabacheira, Tomar, militar na reforma, amante da arte da fotografia, gosta de retratar atividades culturais e desportivas para fazer a sua divulgação, colaborando com vários meios na imprensa local. É um amante inveterado dos animais, da natureza, do silêncio e da leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *