“O ratinho que encontrou um tesouro e outros contos de Natal” é a mais recente obra do autor tomarense Nuno Garcia Lopes, naquele que é “um livro que foge aos estereótipos para que haja sempre Natal”. Com textos de Nuno Garcia Lopes, ilustrações de Daniela Homem e design de Madalena Garcia Chaveiro, este é o livro oficial do evento “Santa Cita – Aldeia Natal”, o qual vai decorrer entre os dias 16 e 18 de dezembro.
Nesta obra, Nuno Garcia Lopes tenta contrariar a “futilidade comercial” que tantas vezes é mostrada a propósito da quadra natalícia, ou não fosse o autor um “confesso admirador do Natal”.
O escritor tomarense vai assim dar “pistas para que recuperemos a sua essência, num conjunto de contos para os mais novos repleto de mensagens para os adultos, em que foca algumas das causas que lhe são mais caras, como a inclusão, a defesa do meio ambiente ou o respeito pelos mais frágeis”, diz, em nota de imprensa.
Tendo em conta que era nessa aldeia do concelho de Tomar que viviam os avós maternos do autor, não é portanto fruto do acaso que o lançamento do livro coincida com a realização de “Santa Cita – Aldeia Natal”, evento para o qual reverte parte da receita do livro, o qual será apresentado publicamente às 17h30 do dia 17 de dezembro (sábado), na antiga escola primária de Santa Cita (atual Biblioteca da Cáritas) ao que se segue uma sessão de contos.
Esta sessão de contos decorre também tanto na sexta-feira (15h00) como no domingo (18h00).
“Reforçar a magia do Natal enquanto momento de partilha, de dádiva e da pira alegria que esses sentimentos nos concedem” é um dos objetivos que a obra pretende alcançar.
