Foto: CM Vila Nova da Barquinha

O Centro de Saúde de Vila Nova da Barquinha tem em funcionamento desde o início de junho, um novo gabinete de saúde oral, fruto de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal e a Administração de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). O objetivo é que este equipamento venha a alargar os cuidados de saúde oral a todos os cidadãos, independentemente das suas condições económicas e sociais, naquele que foi um investimento de 40 mil euros financiado por fundos comunitários.

Tendo em conta o protocolo celebrado, coube ao município de Vila Nova da Barquinha adquirir o equipamento para o gabinete médico dentista, tendo a ARSLVT custeado as obras de adaptação do gabinete a esta funcionalidade e contratado a equipa de profissionais – constituída por um médico dentista e assistente – e o fornecimento de material de consumo clínico.

A instalação desta nova valência, que vai abranger uma população de 8.090 utentes, acarretou um investimento de 40 mil euros, o qual foi financiado através de fundos comunitários provenientes do programa Portugal 2020.

Em comunicado, a autarquia refere que este gabinete permite “prestar um novo serviço aos utentes, que de outra forma não teriam acesso a cuidados de saúde oral”, sendo que vai constituir “uma resposta de proximidade a todos os munícipes na área da saúde e bestar-estar, sobretudo às populações mais desfavorecidas”.

“Desta forma pretende-se garantir uma resposta mais eficaz às necessidades da população que contribuam para a qualidade de vida, inclusão social e a coesão territorial, com consequências indiretas sobre a melhoria do índice de envelhecimento, bem como do índice de dependência dos idosos”, lê-se ainda na informação municipal, que acrescenta que o projeto pretende “contribuir para a mitigação das disparidades territoriais ainda existentes em termos de acesso e de qualidade assistencial da rede pública de saúde”, melhorando assim a resposta em termos de serviços de saúde à população do Médio Tejo e em particular à do concelho de Vila Nova da Barquinha.

O Gabinete de Saúde Oral de Vila Nova da Barquinha funciona às terças e quintas-feiras, entre as 9h00 e as 17h30, e às sextas-feiras, entre as 14h00 e as 18h00. Os interessados podem entrar em contacto através do número 249720900.

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.