‘Nas Asas da Ciência’ de regresso a Torres Novas com planetário insuflável. Foto: CMTN

O município de Torres Novas vai promover, entre os dias 25 de fevereiro a 1 de março, na Praça do Peixe, a sexta edição do evento “Nas Asas da Ciência”, direcionado sobretudo ao público escolar, mas também aberto às famílias e público em geral. Destaque este ano para a presença de um planetário insuflável, para observação do céu noturno, constelações, galáxias e planetas.

Estão previstas exposições, experiências e atividades interativas, com o objetivo de “promover a literacia científica e tecnológica junto de crianças e jovens e o contacto do público em geral com as diferentes áreas da ciência”.

Destaque ainda para a presença de um planetário insuflável, para observação do céu noturno, constelações, galáxias e planetas. Entre os dias 25 e 28 de fevereiro, as sessões das 15h30 e das 16h30 são livres, mas têm vagas limitadas. No sábado, dia 1 de março, haverá 4 sessões, sendo a inscrição obrigatória.

Estará ainda presente o autocarro Creactivity, da Fundação la Caixa, no Largo do Paço, junto à Praça do Peixe, todos os dias a partir das 16h15 e no sábado ao longo de todo o dia, para o público geral. “Este é um projeto itinerante que tem como objetivo fomentar a conceção e o desenvolvimento de soluções originais para problemas simples, através de workshops com materiais do dia-a-dia e com ferramentas de baixa e alta tecnologia”, refere a nota divulgada.

O evento “Nas Asas da Ciência” pretende ainda “promover o conhecimento do meio local, do património natural e dos valores da natureza; estabelecer e desenvolver relação com o ensino superior da região; promover e melhorar a aprendizagem das ciências; relacionar a ciência com a inovação, robótica e novas tecnologias; partilhar experiências e trabalhos, bem como reconhecer a importância da ciência no futuro do Planeta”.

A iniciativa conta com o apoio dos Agrupamentos Gil Paes e Artur Gonçalves, Escola Profissional de Torres Novas, Instituto Politécnico de Tomar (IPT), Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém), Centro Integrado de Educação em Ciências (CIEC), Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Reserva Natural do Paul do Boquilobo, Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios, Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (CBESZA), Fablab – Associação Makers Unit Club – M.U.C, Renova e USPMédio Tejo.

“Nas Asas da Ciência” poderá ser visitada entre as 9h00 e as 12h30 e entre as 13h30 e as 17h30. A entrada é gratuita.

Mestre em Jornalismo e apaixonada pela escrita e pelas letras. Cedo descobriu no Jornalismo a sua grande paixão.

Deixe um comentário

Leave a Reply