Os nadadores do Clube de Natação de Torres Novas (CNTN) somaram quatro títulos nacionais e sete recordes distritais no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Seniores – Open de Portugal, prova que decorreu em Coimbra entre os dias 28 e 30 de julho, com a presença de 773 atletas em representação de 116 clubes.
Os atletas do CNTN tiveram um desempenho irrepreensível ao longo dos três dias de competição, onde alcançaram recordes pessoais em quase todas as provas, 10 recordes do CNTN, quatro recordes nacionais e sete recordes do distrito de Santarém, num total de 10 pódios.
Rafaela Mendes sagrou-se tri-campeã nacional e arrecadou seis recorde distritais e a 2ª pontuação mais elevada do Campeonato do seu escalão.
João Pires, por sua vez, estreou-se nas subidas ao pódio no 1º dia com o 3º lugar nos 100 livres, classificação que repetiu no 2º dia nos 50 livres, tendo encerrado a participação individual e do CNTN com o título de Campeão Nacional nos 200 livres e mais dois recordes do CNTN.
Paulo Vakulyuk finalizou a época a crescer e foi 3º do Open nos 50 e nos 100 mariposa com um recorde do CNTN e do distrito. Já Afonso Pinho, em dia de aniversário, competiu na prova mais longa do calendário e alcançou três recordes pessoais nas passagens dos 400 e 800 metros e ainda nos 1500 livres.

Em comunicado, o CNTN deixa ainda uma “palavra de apreço e incentivo” a Bernardo Simões que se viu impedido de competir, pela “atitude positiva” junto dos colegas de equipa.
“Os nadadores do CNTN encerraram em grande a época de 2022-23, e mesmo sem poder treinar em Torres Novas mais de metade da época, foram capazes de atingir patamares de excelência nos momentos mais importantes da época, com presenças nos pódios em todas os Campeonatos Nacionais”, conclui a nota do clube torrejano, deixando ainda um “agradecimento a todos os que contribuíram, direta ou indiretamente para os excelentes resultados nestes Nacionais e na época desportiva 2022-23”.