Imagem: Museu Nacional Ferroviário

O Museu Nacional Ferroviário recebeu o Prémio Acesso Cultura 2022 | Acesso Físico e Intelectual, com o projeto “Museu Nacional Ferroviário – Welcome All”, o qual visou melhorar as condições de acessibilidade física e comunicacional do espaço do museu, sendo que o projeto também venceu em maio o prémio APOM, na categoria de “Projeto de Educação e Mediação Cultural”.

Em nota de imprensa, a autarquia refere que esta distinção visa “reconhecer e destacar o esforço de toda a equipa”, tendo o Júri da Acesso Cultura referido que “ao premiar o Museu Nacional Ferroviário, pretendemos valorizar e realçar o empenho e esforço da gestão e da equipa do museu em reajustar o espaço e as condições físicas de acolhimento, tal como os meios de comunicação, com o seu público, valorizando a autonomia e equidade no reconhecimento e integração da diferença”.

Foto: DR

Financiado no âmbito da Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal, o projeto “Museu Nacional Ferroviário Welcome All” tem como objetivos “alargar o potencial de audiência (presencial e à distância) do Museu Nacional Ferroviário através do aumento do nível da Acessibilidade; Reforçar a qualidade do acolhimento e garantir condições de igualdade e equidade aos conteúdos”.

Ao longo das suas oito edições, o Prémio Acesso Cultura recebeu cerca de 270 candidaturas (uma média de 30 candidaturas por ano), apresentadas por organizações públicas e privadas, cooperativas, associações e por autores individuais, provenientes de diversos pontos de Portugal continental e ilhas.

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.