Castelo de Almourol. Foto: Pérsio Basso | CMVNB

O executivo da Câmara de Vila Nova da Barquinha aprovou um protocolo a realizar com o município de Soure, a Associação Mar e Saudade – Associação de Defesa do Património Cultural e com o Centro de Interpretação do Alto Ribatejo, para a promoção turística dos seus territórios, nomeadamente na vertente templária.

Segundo explicou o autarca barquinhense durante a reunião de executivo realizada a 13 de setembro, trata-se de “um projeto e uma candidatura no âmbito do Turismo de Portugal, com estas várias entidades”, estando o processo em “fase final de candidatura”.

O objetivo é o de criar um pacote turístico para quem visitar o Castelo Templário de Soure e o Castelo de Almourol, em Vila Nova da Barquinha.

Castelo de Almourol. Foto: Pérsio Basso

“Que possamos criar sinergias para fazer, no fundo, um pacote turístico que depois possa ser ofertado/cedido a uma entidade privada para gerir, o objetivo é este”, explicou Fernando Freire.

ÁUDIO | Fernando Freire, presidente da CM de Vila Nova da Barquinha

“De qualquer maneira, também encaixado com isto estão aqui vários aspetos estratégicos sobre o Castelo de Almourol e a Ordem do Templo. Está aqui a possibilidade também de fazermos pesquisas no Castelo do Zêzere, da Praia do Ribatejo, encaixarmos a possibilidade das Conferências Internacionais Templárias e vamos este ano para a quarta conferência, de candidatar também aqui algumas obras”, acrescenta o edil.

A candidatura conjunta entre os municípios de Vila Nova da Barquinha e Soure, com a Associação Mar e Saudade e o CIAAR, que visa a promoção turística, rondará os 400 mil euros, com um financiamento a 85%, caso veja o projeto aprovado.

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *