O município de Torres Novas foi distinguido com a Bandeira Verde ECOXXI, que identifica os municípios com “boas práticas de sustentabilidade”, e o seu envolvimento no “processo de transição para uma sociedade mais responsável e sustentável”.
A cerimónia de entrega das Bandeiras Verdes decorreu no dia 7 de novembro, no Grande Auditório do Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras, e foi o vereador Joaquim Cabral, com o pelouro da educação, que representou o município torrejano.
De acordo com a informação divulgada na rede social Facebook, o município de Torres Novas “atingiu o maior índice até à data” (69,9%).
O ECOXXI é um projeto implementado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, com o objetivo “avaliar” a prestação dos municípios.
Nesta edição foram reconhecidos 59 municípios “pelas políticas e práticas adotadas nos últimos anos, em particular em 2022”, lê-se em nota informativa.
Águeda, Braga, Matosinhos, Oeiras, Pombal, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Sintra e Torres Vedras foram os municípios que obtiveram melhores pontuações.