Teatro Municipal de Ourém. Foto: mediotejo.net

O Município de Ourém decretou o cancelamento de todas as festas, romarias, atividades culturais, desportivas e recreativas até ao dia 18 de julho, por força de um despacho assinado pelo Presidente da Câmara, Luís Albuquerque, ao final da manhã desta quarta feira, dia 13 de julho.

A decisão foi tomada “por força da violência dos incêndios que assolam uma parte significativa do nosso território”, explica a autarquia.

“Infelizmente, o nosso Concelho tem sido um dos mais afetados. Foi ativado o Plano de Contingência Municipal. Esta situação, obriga-nos a tomar mais medidas para que possamos salvaguardar o nosso Concelho”, lê-se no despacho assinado pelo edil.

Esta medida obriga ao cancelamento de uma dezena de eventos promovidos pelo Município, pelas Juntas de Freguesia, associações e outras entidades.

É disso exemplo o cortejo de oferendas para os Bombeiros Voluntários de Ourém que estava previsto para dia 17 de julho, depois de um primeiro adiamento a 10 de julho, porque os Bombeiros nesse fim de semana estavam “extremamente ocupados e preocupados, em acautelar e defender a população e os seus bens”.

Em Fátima, a sardinhada do povo que estava agendada para 17 de julho terá de ser adiada. Era um evento integrado no programa das comemorações dos 25 anos de elevação à categoria de cidade.

Foram também cancelados outros eventos, como o fim de semana cultural em Rio de Couros, o concerto de Nadia Schilling no castelo, o concerto de encerramento do XIV Estágio de Orquestra de Sopros da Ourearte que estava previsto para dia 15 no Teatro Municipal de Ourém, bem como o concerto da Big Band do Município da Nazaré, marcado para o dia seguinte, no mesmo espaço.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.