Uma tradição que perdura há mais de uma década e que é agora retomada, com pinheiros de Natal naturais que são oferecidos à comunidade, estando na fachada da Câmara Municipal para quem queira recolher. Estas árvores resultam de ações de limpeza de floresta pelo Gabinete Florestal de Mação.
Esta iniciativa só foi interrompida devido aos incêndios de 2017 e 2019, mas com a floresta regenerada, a autarquia retomou a oferta e os pinheirinhos de Natal para a população estarão à porta da Câmara Municipal para quem os queira levar para adornar e acolher em suas casas durante a época festiva.
Tudo começou em 2007, altura em que se desenvolveram trabalhos no Alto da Caldeirinha, relembra a autarquia, sendo que com a limpeza do terreno pensou-se proceder à oferta dos pinheiros aos munícipes. A ideia foi bem acolhida e, ano após ano, a população de Mação já sabe que pode contar com o seu pinheiro de Natal, natural e proveniente da limpeza da floresta.
Esta iniciativa pretende ainda sensibilizar os proprietários para a limpeza da floresta e da necessidade da retirada de árvores em excesso, sendo que ao mesmo tempo se foi apelando a particulares, IPSS e comerciantes de todo o concelho para que enfeitassem uma árvore de Natal à porta, assinalando a quadra e conferindo um outro brilho às ruas e localidades do concelho de Mação.