Foto: mediotejo.net

O Município de Mação aprovou, em reunião de Câmara do dia 29 de agosto, uma proposta de apoio na área da Educação com oferta dos cadernos de atividades a todos os alunos do 1º ciclo que frequentem o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, medida que se junta à oferta das refeições a todos os alunos até ao 12º ano e do transporte escolar gratuito.

Este apoio, que será cedido mediante a submissão de requerimento. vem integrar um pacote de medidas que foram sendo tomadas pelo executivo de maioria social democrata, liderado por Vasco Estrela, nos últimos anos, de apoio aos alunos e famílias, caso da oferta das refeições a todos os alunos até ao 12º ano e do transporte escolar gratuito.

O presidente da Câmara apresentou a proposta como sendo decorrente “dos compromissos assumidos por esta maioria com os cidadãos deste concelho”.

“Propunha que a Câmara pudesse assumir os custos inerentes à aquisição dos cadernos de atividades dos manuais adotados pelo Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, para os alunos do 1º ao 4º ano”, disse Vasco Estrela.

ÁUDIO | Vasco Estrela, presidente da CM Mação

Este apoio será dado mediante o preenchimento de requerimento próprio, e após validação e comprovativo de que os cadernos foram adquiridos e que integram a listagem dos manuais adotados no agrupamento escolar, além de ser comprovado que se trata de alunos que frequentam o 1º ciclo em Mação.

Na votação desta proposta não participaram os vereadores Margarida Lopes (PSD) e Nuno Barreta (PS) uma vez que têm filhos em idade escolar e que serão abrangidos por esta medida. O vereador Vasco Marques também não participou na votação, encontrando-se em gozo de férias.

Ainda assim, o vereador Nuno Barreta (PS) não deixou de comentar que se trata de “um começo” considerando que “o ideal era que se ajudasse as famílias todas, dos vários níveis de ensino”.

Vasco Estrela relembrou que já são dados apoios que abrangem todos os anos de escolaridade, caso da oferta das refeições escolares a todos os alunos até ao 12º ano, considerando que “já não é pouco”.

“Acho que aquilo que damos e proporcionamos e ainda vamos proporcionar este ano – na próxima reunião de Câmara, provavelmente, algo mais poderá surgir – acho que é digno de registo”, frisou o edil maçaense.

Município também irá aderir ao projeto T-CODE no sentido de permitir novas aprendizagens aos alunos do Agrupamento de Escolas. Foto: Robo Wunderkinda in Unsplash

O autarca deu ainda conta de se estar a ultimar a adesão a mais um projeto para a comunidade escolar maçaense, na área da robótica e programação.

A ideia é proporcionar aos alunos do agrupamento escolar o projeto T-CODE, promovido pelo Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia em Abrantes, que ensina programação aos alunos, em ambiente descontraído e de diversão, estimulando a literacia digital, a criatividade e o trabalho em equipa. 

O T-CODE é um projeto único no país, sendo dedicado ao desenvolvimento de competências aplicadas à valorização da ciência e da tecnologia, através do empreendedorismo, junto das comunidades escolares da região do Médio Tejo entre o 1º ciclo e o ensino secundário.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *