A Câmara Municipal de Abrantes aprovou, em reunião de executivo do dia 10 de janeiro, um apoio de 120 mil euros para o Programa de Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos, integrado no orçamento municipal para 2023. Entre os pedidos mais solicitados, encontra-se o apoio na área da habitação, para comparticipação da renda da casa, seguindo-se o apoio à aquisição de medicação.
Segundo a autarquia, o valor em causa serve “o apoio a candidaturas em análise e outras que venham a surgir durante o ano” no âmbito do programa, tendo o presidente de Câmara feito notar o reforço no apoio social e que irão sendo feitos “os ajustes necessários”.
Dos 120 mil euros aprovados, 115 mil euros são destinados a apoios correntes. Já 5 mil euros servirão os apoios de capital, “destinados a pedidos de apoio de emergência para, por exemplo, pagamento de bens essenciais tais como água, luz, gás e alimentação”, enumera a CM Abrantes, em nota de imprensa.
Refira-se que o Programa de Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos do Município de Abrantes tem como objetivo “disponibilizar recursos para auxiliar pessoas em situação de carência económica, minimizando as situações de pobreza e de exclusão social”.
“Entre os pedidos mais solicitados, encontra-se o apoio na área da habitação, para comparticipação da renda da casa, seguindo-se o apoio à aquisição de medicação”, releva a autarquia.