Câmara de Abrantes assume novos serviços na área social em 2023. Foto: CMA

Dada a descentralização de competências, este ano as Jornadas Sociais, organizadas pela Câmara Municipal de Abrantes e abertas à participação de vários agentes sociais e da saúde, profissionais, parceiros da Rede Social e comunidade em geral, passam a integrar a temática da Saúde, e nesta primeira edição reformulada os painéis incidirão sobre o envelhecimento ativo e a segurança dos idosos, a experiência do município no acolhimento aos refugiados e às vítimas de violência doméstica, indicou a vereadora responsável pelos pelouros da Ação Social e Saúde, Raquel Olhicas.

A iniciativa é de participação gratuita mas sujeita a inscrição, com a abertura a acontecer pelas 10h00, contará com a presença da secretária de Estado da Igualdade e das Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, e do presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos.

Raquel Olhicas, vereadora com os pelouros da Saúde e da Ação Social na Câmara Municipal de Abrantes. Foto: CMA
Raquel Olhicas, vereadora da CM Abrantes com os pelouros da Ação Social e Saúde abordou o programa das Jornadas na passada reunião de Câmara

Os interessados em participar devem inscrever-se através do formulário online, do email accaosocial@cm-abrantes.pt ou através do contacto 966 919 490.

O primeiro painel do dia terá como tema “Viver e Envelhecer com Qualidade de Vida”, seguindo-se pelas 11h30 o segundo painel sobre “Prevenção de Doenças e Promoção da Segurança das Pessoas Idosas”, contando com participação do CHMT e do Destacamento Territorial da GNR de Abrantes, este último que abordará o “Programa Apoio 65 – Idoso em segurança”.

De tarde, os trabalhos retomam com o painel “A Experiência do Município de Abrantes no Acolhimento e Integração de Pessoas Refugiadas”, com o Técnico Superior Maksym Darmogray, de nacionalidade ucraniana, a dar conta do projeto desenvolvido pela autarquia e do acompanhamento que tem liderado desde o estalar da Guerra na Ucrânia, com a receção de mulheres e crianças no concelho.

Também a temática da violência doméstica, nas suas várias formas, estará em destaque, por via de palestra e sessão artística “Recuso ser Vítima” por Sílvia Abreu, presidente da Associação Tocar n’Alma, com histórias na primeira pessoa que pretendem “inspirar e transformar”.

Por fim, Raquel Olhicas, vereadora da Ação Social e da Saúde na Câmara Municipal de Abrantes, será a responsável pela sessão de encerramento.

PROGRAMA

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *