Os alunos são desafiados a fazer um registo áudio, com uma duração até 120 segundos, com a leitura em voz alta do excerto de uma obra literária à escolha. Foto: Unsplash

Já está a decorrer a 3ª edição do Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta – Palser, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal da Sertã, através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes e da empresa Palser, sediada na Sertã, que surge no âmbito da Maratona de Leitura – 24 Horas a Ler.

O concurso, que registou um enorme sucesso nas duas edições anteriores, destina-se às Bibliotecas Escolares de Portugal, do ensino público ou privado, do ensino regular ou profissional, através da participação de alunos com idade igual ou superior a 12 anos.

Os alunos são desafiados a fazer um registo áudio, com uma duração até 120 segundos, com a leitura em voz alta do excerto de uma obra literária à escolha. As propostas deverão ser enviadas até ao dia 28 de abril de 2023, altura em que um júri de três elementos procederá à avaliação das mesmas, escalonando-as em duas categorias – a categoria A para alunos dos 12 aos 15 anos e a categoria B para alunos com idade igual ou superior a 16 anos.

Serão, posteriormente, definidos os três primeiros prémios a atribuir por cada uma das categorias a concurso, no valor total de 2500 euros. Os primeiros classificados recebem 1000 euros cada, importância monetária que reverte para a Biblioteca Escolar do estabelecimento de ensino a que o aluno pertence e terá de ser utilizada na compra de livros para a respetiva biblioteca ou para ações que visem a promoção do livro e da leitura junto da comunidade escolar.

Refira-se que os alunos que tenham participado nos trabalhos premiados recebem um voucher em livros no valor de 40 euros. Além disso, todos os alunos cuja leitura tenha sido premiada ou tenha recebido Menção Honrosa têm a possibilidade de frequentar gratuitamente uma formação de leitura em voz alta, ministrada por Rodolfo Castro, que decorrerá integrada na Maratona de Leitura.

Os vencedores serão divulgados publicamente no final do mês de junho de 2023, AQUI e o prémio será entregue durante uma cerimónia a acontecer no âmbito da 11.ª edição da Maratona de Leitura.

Para as entidades organizadoras, este concurso “segue a matriz identitária da Maratona de Leitura e procura novas formas de aprofundar os seus objetivos, ou seja celebrar a leitura em voz alta e promover hábitos de leitura na comunidade”, lê-se em informação divulgada.

O regulamento do concurso e outras informações relevantes estão disponíveis AQUI.

Jéssica Filipe

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *