Em causa está a angariação de 10.000€ para a gestão diária da associação, assim como para a aquisição de uma lista de material “urgente” no valor de 5.500€, nomeadamente um desfibrilhador automático externo, uma ficha de imobilização para veículos elétricos e dois balões de elevação subaquáticos, de 1000 quilos e de 500 quilos.
Para além da obtenção de verbas diretas através da plataforma GoFundMe, o corpo de bombeiros de Ferreira do Zêzere fará questão de participar diretamente no evento. Além de estar presente como piquete de intervenção, prestarão serviço de bar durante os dias da programação cultural junto à Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, sendo no mesmo local que, dia 01 de setembro, serão os protagonistas de um churrasco aberto a todos os atletas, organização e visitantes.
O comandante Vasco Nunes, da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere, fala numa “iniciativa crucial para conseguir reunir condições financeiras e adquirir equipamentos que nos são fundamentais para continuar a nossa missão de servir a nossa comunidade e servir quem precisa de nós, no dia e na hora em que formos chamados ao serviço”.

À organização do evento endereçou “profundos agradecimentos” pela “nobre oportunidade” de equipar a corporação com as verbas angariadas através da iniciativa.
“Como é sabido, as corporações de bombeiros voluntários também dependem de iniciativas de mecenato como estas e um evento internacional com pessoas de todo o mundo a querer ajudar a nossa missão é algo que nos deixa profundamente agradecidos e só esperamos que consigam atingir o sucesso que se propõe atingir. Seriam ótimas notícias para todos nós”, conclui o comandante.
O presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere, Hermano Matos Soares, conta que a parceria proposta pela organização foi acolhida por toda a equipa com “bastante agrado”.
“Colocaram-nos completamente à vontade para podermos dar a nossa lista de necessidades, tendo acolhido logo, com muita facilidade, tudo o que nós propusemos (…). A iniciativa acabou por não ser da nossa parte, fomos convidados a participar e com todo o agrado estamos a tentar não defraudar as expectativas que também colocaram em nós”, afirma o responsável.

Os fundos obtidos vão permitir satisfazer algumas necessidades da corporação que passam pela aquisição de um aparelho desfibrilhador automático, dado terem uma ambulância de socorro que não está dotada do equipamento. Além disso, os bombeiros ferreirenses apontam também a falta de equipamentos em caso de acidente com carros elétricos, bem como balões subaquáticos que servem em casos de naufrágio, emergindo a viatura ou embarcação.
ÁUDIO | Hermano Soares, presidente da AHBVFZ, em declarações ao mediotejo.net
Além disso, Hermano Soares destaca algumas dificuldades que não foram particularmente especificadas mas que fazem parte do dia a dia da corporação. “Temos necessidades a nível de equipamentos de proteção individual e dos equipamentos para o combate aos incêndios urbanos”.
Caso consigam obter a totalidade do valor, 15.000 euros, os bombeiros vão ainda proceder à aquisição de um motosserra “que possa intervir em incêndios industriais e (…) um monitor portátil, um canhão que manda água e que em caso de incêndio industrial é uma lacuna que nós temos”, aponta o presidente da Associação.

“Para a organização fazia todo o sentido proporcionarem-nos uma oportunidade de conseguirmos angariar dinheiro para coisas que são realmente necessidades para o imediato. Se não fosse uma iniciativa do género teríamos mais dificuldades em adquiri-las”, sublinha Hermano Soares.
Já André Matos, promotor do projeto e responsável da WWA para a Europa, reforça que “o objetivo deste evento, ou de qualquer outro que tenhamos feito no passado, é de também deixar um legado na comunidade local. Acreditamos que eventos desta natureza são grandes plataformas de comunicação e devem ser usadas para disseminar uma mensagem positiva e criar valor por onde passam”.
O Mundial de Wakeboard realiza-se mais uma vez no concelho ferreirense, uma região assolada anualmente pelos incêndios o que, para André Matos, é um problema agravado pelos “parcos recursos” das corporações. No entanto, não esquece o heroísmo dos profissionais, pelo que procuraram ser proativos e ajudar nas respostas aos desafios.

“Representamos uma comunidade global atenta a estas situações, que irá certamente fazer os possíveis para ajudar. Claro que qualquer pessoa o pode fazer, basta ir à plataforma de crowdfunding que criámos, gofundme.com, e doar o que conseguirem. Todos os euros contam e estamos confiantes que iremos atingir o objetivo e adquirir os equipamentos que os Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere tanto necessitam”, salienta.
Questionado pelo mediotejo.net, o autarca de Ferreira do Zêzere destaca a importância do que considera ser uma “boa ação” e lembra a relação de proximidade da autarquia com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere. “A autarquia tem um conjunto alargado de apoios relativamente à Associação Humanitária… ainda agora, no aniversário, demos 35 mil euros para o apoio de um conjunto de despesas”, fez saber Bruno Gomes.

De acordo com o responsável autárquico, a organização do mundial realiza agora uma “boa ação”, com um objetivo de “muito mérito”: o de apoiar a corporação ferreirense e dar uma resposta àquelas que são as suas necessidades diárias.
Em colaboração com a organização, a autarquia criou também a possibilidade de os bombeiros virem a explorar um bar durante a animação pós-campeonato, que acontece no período da noite. Os lucros obtidos revertem a favor da Associação.
ÁUDIO | Bruno Gomes, presidente da CM Ferreira do Zêzere, em declarações ao mediotejo.net
A iniciativa da organização da prova, em conjunto com a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, procura dotar a corporação de equipamento, de acordo com uma lista de necessidades divulgada pela Associação Humanitária. Quanto ao futuro, o autarca mostra-se atento e afirma ter reunido com a entidade, a fim de planear o apoio futuro.
“A relação que o município tem com a Associação é de muita proximidade. Como eu disse, ainda ontem reuni de tarde e temos em mãos um conjunto alargado de investimentos para o próximo ano, que estamos sempre a tentar encontrar orçamento para o fazer, mas vai muito além desse material. O município está sempre disponível para ouvir”, conclui Bruno Gomes, em declarações ao nosso jornal.

A disputa pelo título mundial da WWA regressa ao “Lago Azul”, no concelho de Ferreira do Zêzere, de 31 de agosto a 03 de setembro. Ao longo dos quatro dias espera-se a visita de milhares de fãs e curiosos para assistir a um evento que, este ano, apresenta também um cariz solidário e procura deixar uma marca positiva na região.
A campanha de crowdfundig lançada pela organização do evento, em parceria com a autarquia, com o objetivo de apoiar a corporação de bombeiros da localidade já se encontra em vigor, tendo angariado ao momento um total de 755 euros. Os interessados em contribuir para a iniciativa poderão fazê-lo AQUI.