Mundial de Agility junta em Abrantes mais de 2.000 cães atletas de 41 países. Foto: CMA

O programa arranca a 10 de julho e prolonga-se até 27, com três grandes competições consecutivas: os Campeonatos do Mundo de Agility Júnior e Sénior, o Open Europeu de Agility e, por fim, o Campeonato do Mundo mono raça do Border Collie.

Os treinos e as provas do Campeonato do Mundo de Agility vão decorrer no Estádio Municipal de Abrantes, a partir desta quinta-feira (10 de julho), nos seguintes horários: manhã – das 07h30 às 12h30; tarde – das 18h00 às 21h00. No domingo, a cerimónia de entrega de prémios realiza-se às 14h00 e o encerramento às 16h00. Pode consultar os horários pormenorizados AQUI. As entradas são livres.

O campo do Barro Vermelho servirá de parqueamento, com capacidade para 400 viaturas, a quem quiser assistir às provas.

A apresentação oficial do evento aconteceu a 2 de julho, no Estádio Municipal de Abrantes, onde marcaram presença o presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos; Ezequiel Sousa, responsável pelo Clube Cinófilo do Alentejo; e Maria João Mella, em representação do Clube Português de Canicultura.

“Este Campeonato do Mundo de Agility aqui em Abrantes é para nós uma honra”, começou por referir o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, salientando que “é um evento muito relevante para o nosso concelho e para a região” que “irá trazer a Abrantes cerca de 5.000 pessoas de mais de 40 nacionalidades, desde Singapura à Argentina, o que terá impacto na economia local”.

Para o bem-estar dos animais, os horários das provas foram adaptados ao clima, decorrendo entre as 6h30 e as 12h00, retomando às 18h00 até às 21h00.

Ezequiel Sousa, Presidente do Clube Cinófilo do Alentejo, destacou que a Cidade Desportiva de Abrantes “tem condições espetaculares” para acolher estas 4 provas de Agility em três fins de semana.

Foto: CMA

“Este será um evento único, nunca foi tentado fazer no mundo, com três semanas de Agility num só país e tudo seguido”, destacou Ezequiel Sousa que espera que esta organização seja um exemplo para os outros países. “Há concorrentes que vão chegar dia 9 de julho e só irão embora dia 28 de julho, estarão cá durante três semanas, logo, é um evento único que nunca foi tentado”, agradecendo o apoio do município e dizendo que “vamos fazer o melhor campeonato do mundo de sempre”.

O Agility é um desporto canino, semelhante ao hipismo, mas com uma diversidade considerável de obstáculos adaptados aos cães em que a conjugação de agilidade e velocidade determina a qualidade das duplas guia-cão. O objetivo é terminar a prova sem cometer infrações e no menor tempo possível.

O Estádio Municipal será transformado em cinco ringues de competição, enquanto o Campo de Basebol servirá como zona de preparação e descanso para os cães. Já o estacionamento do estádio e a área junto às piscinas serão convertidos em parques para caravanas, e o campo do Barro Vermelho estará disponível para o público que se desloque de automóvel, com transporte gratuito até às provas.

Maria João Mella, Coordenadora para a Comissão de Trabalho do Clube Português de Canicultura, destacou o apoio do Município “para realizar um evento desta dimensão” que “é muito atrativo para os participantes estrangeiros” e elogiou os alojamentos do concelho e da região que estão a aceitar os cães.

Em três fins de semana consecutivos, vão realizar-se das quatro maiores competições de Agility do mundo e são esperados cerca de 2.000 cães oriundos de 41 países de três continentes. No primeiro fim de semana, de 10 a 13 de julho, estarão presentes 770 duplas (pessoa-cão) que implicarão uma afluência de acompanhantes na ordem das 2.100 pessoas.

Já no segundo fim de semana, de 17 a 20 de julho, a competição contará com 803 duplas (cerca de 2200 acompanhantes) e no último fim de semana de competição, são esperadas 260 duplas, que implicará uma afluência de 750 pessoas.

Mundial de Agility junta em Abrantes mais de 2.000 cães atletas de 41 países. Foto arquivo: mediotejo.net

Organizado pelo Clube Cinófilo do Alentejo em colaboração com o Clube Português de Canicultura e a Federação Cinológica Internacional, o evento conta ainda com o contributo da empresa local Fc2tec, responsável pela criação dos troféus.

Programa:

– De 10 a 13 de julho, realizam-se os Campeonatos do Mundo de Agility Júnior e Agility Senior;

– De 17 a 20 de julho, decorre o Open Europeu de Agility;

– De 24 a 27 de julho, realiza-se o Campeonato do Mundo monoraça do Border Collie (Border Collie Classic).

As entradas são livres.

Mestre em Jornalismo e apaixonada pela escrita e pelas letras. Cedo descobriu no Jornalismo a sua grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *