Campeonato do Mundo com tiro de partida em Vila Velha de Rodão.

Nos dias 13 e 14 de junho, Vila Velha de Ródão recebe a prova inicial do Campeonato do Mundo de Motonáutica de Fórmula 2, um evento que trará até ao concelho a nata da modalidade. O anúncio foi feito na 51.ª edição da Nauticampo, na Feira Internacional de Lisboa (FIL) pelo presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica (FPM) Paulo Ferreira, durante a apresentação do Calendário de Provas.

A apresentação do calendário para 2020 da Federação Portuguesa de Motonáutica decorreu no âmbito da Nauticampo – Salão Internacional de Navegação de Recreio, Desporto, Aventura, Caravanismo e Piscinas, que teve lugar entre 12 e 16 de fevereiro, na FIL, em Lisboa, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, que inaugurou o certame.

A realização desta prova em Vila Velha de Ródão representa uma estreia, sendo a primeira vez que o concelho recebe a prova inaugural do calendário do Campeonato do Mundo de Motonáutica – Fórmula 2, competição inserida no calendário da União Internacional de Motonáutica e disputada em catamarans de fibra de carbono, com uma excelente relação potência-peso e capacidade de atingir grandes velocidades.

Luís Pereira- Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Rodão. Foto: DR

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, este é “um momento de grande entusiasmo por se tratar de uma prova com projeção mundial e um reconhecimento do potencial desta zona do Tejo para a realização e promoção de desportos náuticos na região. Possuímos um plano de água único, que permite criar traçados desafiantes para os pilotos e estamos habituados a receber bem quem nos visita, pelo que esta é uma excelente oportunidade de dar a conhecer a riqueza do nosso território”.

Duarte Benavente, Vice-campeão do Mundo de F2. Foto: DR

FORMULA 2

O Campeonato do Mundo de Motonáutica (Fórmula 2) tem como campeão em título o piloto dos Emiratos Árabes Unidos (UAE) Rashed Al Qemzi e no português Duarte Benavente o vice-campeão.
As embarcações utilizadas são catamarans que apresentam um casco fechado, construído em fibra de carbono, motorizado por um motor de 2.500 cc, debitando cerca de 200 HP que lhes permite acelerar dos 0 aos 100 Km/h em menos de cinco segundos e atingir 190 Km/h. A força G a curvar em angulos de 90º pode atingir os 4,5 G´s.

Duarte Benavente. Foto:DR

DUARTE BENAVENTE

O experiente piloto português debutou nos “powerboat” em 1989 aos comandos duma embarcação da classe T850.

Pontos altos da carreira:

Campeão Nacional de F4, de 1991 a 1998
Campeão Ibérico, de 1995 a 1998
Campeão Nacional de F2, de 1998 a 2000
Campeão Ibérico de F2, de 1998 a 2000
Vencedor da F1 Spanish Multicup Champion em 1999
Vice-campeão do Mundo de F2, 2019
Piloto de F1 desde 2000

Fontes:
Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão
Federação Portuguesa de Motonáutica

Nasceu a 30 de Janeiro de 1961 em Lisboa e cresceu no Alentejo, em Santiago do Cacém. Dali partiu em 1980 para ingressar no Exército e no Curso de Enfermagem. Foi colocado em Santa Margarida e por aqui fez carreira acabando por fixar-se no Tramagal em 2000. A sua primeira ligação à Vila "metalúrgica" surge em 1988 como Enfermeiro do TSU. Munido da sua primeira câmera digital, em 2009 e com a passagem à situação de reserva, começou a registar a fauna do Vale do Tejo, a natureza e o património edificado da região, as ruas, as pessoas... Com colaborações regulares em jornais da região e nacionais este autodidata acaba por conseguir o reconhecimento público, materializado em alguns prémios. Foi galardoado na 8ª Gala de Cultura e Desporto de Tramagal na categoria de Artes Plásticas (Fotografia) em 2013. Fez parte da equipa desportiva da Rádio Hertz que ganhou o prémio Artur Agostinho (CNID) em 2020.

Deixe um comentário

Leave a Reply