05:00 – O piloto da aeronave que caiu, na noite de terça-feira, perto do aeródromo municipal de Ponte de Sor, em Portalegre, não resistiu aos ferimentos “muito graves” e morreu no local, disse hoje a GNR.
O corpo do jovem de 20 anos, de nacionalidade paquistanesa, único tripulante da aeronave, foi transportado para o Instituto de Medicina Legal de Portalegre, acrescentou a mesma fonte, contactada pelas 04:00.
A aeronave despenhou-se e foi encontrada já esta madrugada a sul do aeródromo.
De acordo com o CDOS de Portalegre, à 01:30, as equipas de socorro estavam a tentar desencarcerar o piloto por entre os destroços do aparelho, que foi encontrado a cerca de um quilómetro e meio do aeródromo.
O alerta para o CDOS de Portalegre foi dado às 22:42, referindo-se a uma eventual queda de uma aeronave, o que levou as autoridades de socorro a enviarem para o local vários meios humanos e materiais para localizar o aparelho.
Segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, estiveram envolvidos nas operações 52 operacionais, apoiados por 19 viaturas, entre GNR, INEM, Bombeiros e Proteção Civil Municipal.
Queda de aeronave em Ponte de Sor ocorreu durante voo noturno de instrução
A queda de uma aeronave, na terça-feira à noite, perto do aeródromo de Ponte de Sor, Portalegre, ocorreu durante um voo noturno de instrução do piloto, que morreu no local, disseram hoje à agência Lusa fontes do setor aeronáutico.
O Cessna, pilotado por um jovem de 20 anos de nacionalidade paquistanesa e único tripulante da aeronave, despenhou-se na terça-feira à noite e foi encontrado hoje de madrugada, cerca da 01:00, a um quilómetro e meio a sul do aeródromo municipal.
De acordo com as mesmas fontes, o piloto estava a fazer sozinho um voo de instrução noturna, integrado no plano de formação, quando o aparelho caiu, tendo o alerta sido dado às 22:42 de terça-feira para o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre.
As circunstâncias em que ocorreu o desastre estão a ser averiguadas pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), que tem hoje uma equipa no local a recolher evidências, adiantou à Lusa fonte deste organismo.
Um responsável da L3 Commercial Training Solutions (L3 CTS), academia de pilotos frequentada pela vítima, disse hoje à Lusa que se desconhece “ainda ao certo” o que se passou.
“A investigação decorre e nós não conseguimos sequer chegar ao avião, que está sob controlo das autoridades”, referiu o diretor das academias da L3 CTS na Europa, Mário Spínola.
A L3 CTS adquiriu em outubro de 2017 a escola de pilotos da G Air, instalada no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.
O corpo do jovem piloto, que teve de ser desencarcerado de entre os destroços do aparelho, foi transportado para os serviços de Medicina Legal em Portalegre.
As operações de socorro mobilizaram dezenas de operacionais e viaturas, entre bombeiros, GNR, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e Proteção Civil Municipal, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.
01:30 – As equipas de socorro encontraram hoje às 01:05 a aeronave que caiu na terça-feira à noite próximo do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, Portalegre, provocando um “ferido muito grave”, disse à agência Lusa fonte da GNR local.
Segundo a mesma fonte, a aeronave despenhou-se e foi encontrada já esta madrugada a sul do aeródromo. O piloto é um jovem de nacionalidade paquistanesa, com 20 anos, e apresenta ferimentos considerados “muito grave”, disse a fonte.
Segundo informação do CDOS de Portalegre, à 01:30, as equipas de socorro estavam a tentar desencarcerar o piloto por entre os destroços do aparelho, que foi encontrado a cerca de um quilómetro e meio do aeródromo.
O alerta para o CDOS de Portalegre foi dado às 22:42, referindo-se a uma eventual queda de uma aeronave, o que levou as autoridades de socorro a enviarem para o local vários meios humanos e materiais para localizar o aparelho.
Segundo a página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, estão envolvidos nas operações 48 operacionais, apoiados por 17 viaturas.
00:10 – A Proteção Civil de Portalegre deu conta esta madrugada de um acidente aéreo na zona de Ponte de Sor, após a torre de controlo do aeródromo de Ponte de Sor ter perdido o contacto com uma aeronave. O alerta foi dado às 22:42 e no local estão a decorrer buscas para encontrar a aeronave, que alguns meios ligados à aviação avançam ser um Cessna 172R Skyhawk, e que se presume esteja envolvido num acidente.
Em declarações ao mediotejo.net, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS)de Portalegre disse que as buscas efetuadas no perímetro do aeródromo se revelaram infrutíferas, estando às 00:40 equipas apeadas com 48 operacionais e com 17 veículos a alargar o espaço de buscas da aeronave, que alegadamente caiu na zona envolvente ao aeródromo, na União de Freguesias de Ponte de Sor, Tramaga e Vale de Açor.

C/LUSA
