Foto: CM Tomar

O ministro da educação, João Costa, esteve presente no Ubuntu Fest 2022, em Tomar, naquela que foi mais uma edição do Encontro Nacional do Projeto Academia Líderes Ubuntu, que decorreu nos dias 15, 16 e 17 de julho, tendo deixado palavras de incentivo e confiança no projeto e no desenvolvimento dos jovens.

O projeto Academia de Líderes Ubuntu – Escolas (ALU) consiste num programa direcionado para jovens (14-18 anos) de capacitação em competências socio-emocionais, inspirado em figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala.

Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz em “Eu Sou Porque Tu És”, valorizando a interdependência e a solidariedade.

“Inspirado por estes valores, o projeto visa desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas dos educadores e alunos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma cidade mais justa e solidária”, lê-se em informação divulgada pelo município.

GALERIA

Criado pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), o projeto está presente em Tomar desde 2020, contando com o apoio do município nabantino e com financiamento do Fundo Social Europeu, no âmbito dos Planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar, através do PEDIME II (Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo), “tendo sido considerado um sucesso por todos os participantes e envolvidos no Projeto”.

No evento que decorreu em Tomar realizou-se um conjunto de palestras e conferências, integrado num programa diverso, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a cidade de Tomar, contando para isso com o apoio dos alunos do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, no âmbito do Projeto Turismo Cultural em Férias.

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.